Resenha Premiada: Dois Mundos (Tesouros da tribo de Dana #1) - Simone O. Marques

Sinopse: Num futuro distópico, Marina é uma jovem brasileira que carrega a força e os poderes de três grandes deusas celtas. Ela é aquela que cria, acolhe e mata. Protegida por guerreiros, perseguida por mortais e desejada por deuses, precisa encontrar os míticos tesouros da Tribo de Dana se quiser salvar o que restou do mundo... Ano de 2021. A Terra está devastada e poucos são os sobreviventes. No Brasil, grupos se reúnem em pequenas vilas em torno da água potável. O oásis neste caos fica na Chapada dos Veadeiros, na Fazenda Tribo de Dana, onde vive um povo guerreiro que acredita tudo ser parte dos planos da Grande Mãe. Neste paraíso vive Marina. Considerada o avatar de três grandes deusas celtas, precisa lidar com poderes diversos de cura, vida e morte. Ao abrir o véu que separa o mundo de mortais e deuses, a jovem liberta antigas divindades. E dois domínios distintos estão prestes a colidir quando ela descobre que detém nas mãos o destino da humanidade.

O ano é 2021 e a Terra está devastada desde o dia que ficou conhecido como Dia da Aurora. E a responsável por tudo isso é uma menina que na época tinha apenas 13 anos. 

Marina não era uma adolescente comum. Na idade em que deveria estar frequentando a escola e passando os finais de semana se divertindo com as amigas, descobre que é o avatar de três deusas celtas: Dana, Morrigan e Brigite. E mais, que em plena Chapada dos Veadeiros existe uma fazenda conhecida como Tribo de Dana que abriga druidas, sacerdotisas e os guerreiros de Dana. É lá que ela passa a morar a partir de então. Chamada de Pequena Dana pelos habitantes do local, ela é respeitada, admirada e cuidada por todos.

Dona de poderes que nem desconfiava, a menina provocou grandes mudanças no mundo. A maior delas se deu no dia de seu décimo terceiro aniversário, quando foi atacada por religiosos que a viam como o verdadeiro anticristo. Sua reação provocou uma onda de tremores, destruindo cidades inteiras e fazendo os sobreviventes se organizarem em pequenas redes. 

A Tribo de Dana não foi atingida. E nela Marina continuou a viver seus dias entediada e cheia de vontade de ver o mundo lá fora. Aos 18 anos, o respeito e a formalidade com que era tratada continuavam a incomodar, assim como o fato de ter que estar sempre sendo vigiada de perto por um dos guerreiros, que ela chama de Sombras.

Tanta inquietação acaba tendo consequências. Em um ato de desafio e rebeldia, Marina entra numa espécie de caverna, Sídhe, o lugar dos mortos e local proibido. Brian e Artur, dois de seus guerreiros, acabam indo junto. Em uma visão, Marina é avisada que para salvar seu povo terá que encontrar os Tesouros da Tribo de Dana. A partir daí, o trio passará por muitos perigos e aventuras. Na tentativa de reunirem os tesouros e retornaram para a fazenda, se veem em lugares cada vez mais estranhos, que não se parecem em nada com a Chapada e sequer com o Brasil, e encontram seres mágicos, com alguns dois quais precisam lutar. 

Marina é uma protagonista daquelas que dividem o leitor. Apesar de ter 18 anos, age como uma menininha mimada. Mas aí a gente pensa que deve ser bem chato conviver com tanto controle, crescer sendo vista como intocável e acaba relevando. Além do mais, conforme a trama segue e as coisas se complicam, ela vai amadurecendo e se tornando merecedora de nossa torcida. 

Narrado em terceira pessoa, o livro conta com uma escrita fluida e ágil - principalmente em sua segunda metade - dividida em capítulos curtos. Alguns personagens e algumas passagens me lembraram contos de fadas, dando ao livro um ar mais juvenil que adulto. Tal detalhe não me incomodou e acredito que não desapontará também aqueles que costumam gostar de aventuras com essa característica.

O uso da mitologia em uma distopia foi bem feita e funcionou bem. O fato da história ser ambientada no Brasil também rende pontos positivos, é sempre bom ler sobre cenários já conhecidos.

O livro faz parte de uma trilogia, portanto já esperava que muitas coisas ficassem em aberto para serem trabalhadas nos volumes seguintes. Mas, e aqui entra o ponto negativo da trama para mim, Dois mundos terminou sem terminar. O fim foi abrupto, sem desfecho para as situações apresentadas neste primeiro volume. A autora deixou um gancho para o segundo livro capaz de deixar o leitor curioso, mas ainda assim prefiro trilogias cujas histórias individuais tenham início, meio e fim a continuações que seguem exatamente de onde o livro anterior parou. Mas isso é questão de gosto, né?!

Recomendado para quem curte fantasia distópica! ;)

Gostou e quer ler? Boa notícia: vai ter sorteio do livro! Para participar é bem simples: leia as regras no final do post, preencha corretamente o formulário e boa sorte! ;)






Regras:

- A promoção começa dia 25/08/2017 e termina à meia-noite do dia 25/09/2017;
- O ganhador deve residir ou ter endereço de entrega no Brasil e preencher corretamente o formulário;
- As duas primeiras entradas do formulário são obrigatórias (seguir o blog pelo GFC e comentar na resenha). As demais, chances extras.
- O contato com o ganhador será feito por e-mail, que deverá ser respondido em até 72 horas. 
- Caso não haja resposta nesse período ou se o ganhador não tiver seguido as regras, perderá o direito ao prêmio e o sorteio será feito novamente; 
- O resultado será divulgado neste mesmo post e nas redes sociais do blog.
- O envio do livro será feito pelo blog e o prazo de envio é de até 60 dias úteis;
- Não nos responsabilizamos por atrasos, danos e extravios dos Correios.

- Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita. 

*Exemplar cedido pela editora.

20 comentários:

  1. Carla, que coisa linda!
    Adorei a capa, premissa e temática.
    O final me preocupa, não nego, mas quero conhecer a obra!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carla

    Adorei essa mistura de distopia com mitologia celta, fantasia. Interessante saber que está ambientado no Brasil, faz muito tempo que não leio um livro ambientado no BR acredita? A maioria dos livros nacionais que li ou estão ambientados nos EUA ou em lugares ficticios.
    A capa é maravilhosa.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla :)
    Eu já tinha visto essa trilogia no meu feed e adorei a premissa, principalmente porque gosto de distopias. É natural as vezes a personagem ter essa característica infantil, mas se ela amadurece, é legal. Acho que também não tenho muitas ressalvas sobre finais abertos. Acho que depende se a história for boa.
    Participando do sorteio :)

    ResponderExcluir
  4. Carla!
    SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA PELOS LIVROS DA SIMONE e ver mais uma fantasia tão bem escrita e copersonagesn e cenários bem elaborados, mundos paralelos, é um convite a leitura.
    Todos os livros de todas as séries dela, acho que comecei a me apaixonar por livros de fantasia por causa dela.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. sabe aquele livro que desde a primeira vez que você ouve falar vc fica curiosa?
    pois os dois mundo está nessa lista. eu adoro distopias e livros que trazem essas questões de outras mitologias, ai misturas os dois? eu quero. meu único medo de ler era justamente a questão do final, afinal livros em séries tem disso várias vezes eles acabam sem fim

    participando!
    mari.ogawa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha! Fiquei com vontade de conhecer essa história muito em parte por ela se passar no Brasil! Adoraria saber como foram descritos nossas paisagens e o povo. A trama da história parece ser muito interessante, com esse toque distópico e futurista. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  7. Parece ótimo!

    Se quiser participar e/ou divulgar, separei um presentinho ara uma leitora lá no blog: https://oblogdafenixx.blogspot.com.br/2017/08/sorteando-blog-esta-de-volta.html

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carla!
    Geralmente eu acho mocinhas de fantasias chatas. Se eu fosse levar esse critério à risca nas leituras, eu não leria mais fantasias hahhahahah Então eu até relevo isso quando a história é boa, como é no caso desse livro. Já li muitos comentários positivos e ele está na lista de desejados.
    Já participando da promoção.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado
    Participe do sorteio de aniversário do Balaio de Babados e O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de fantasia mas protagonista agindo como criança é difícil de aturar. Fiquei preocupada que em alguns momentos a escrita te pareceu mais juvenil, porque já tem a questão da protagonista. A parte de ação achei muito boa mas estes pontos me desanimaram. Ainda tenho vontade de ler mas nada de muita expectativa.

    ResponderExcluir
  10. Que legal, ainda não conhecia o livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por fantasia distópica, principalmente por este livro que faz parte da minha lista de desejados já faz algum tempo, além do mais está trilogia possui uma trama muito bem construída, e desenvolvida, ao ponto de cativar o leitor. Uma pena que o desfecho deste primeiro livro não ter terminado de forma bem amarrada, mas talvez seja exatamente para deixar o leitor ansioso pela próxima continuação.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto de distopias, mas amo o universo Celta, e tendo a gostar de livros bem ambientados no Brasil. Logo estou curiosa para dar uma chance p/ o livro e ver o que a autora fez!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla!
    A capa desse livro é bem bonita, e adoro distopias! Vou participar fo sorteio, torcendo aqui *-*
    Ps: Vou na bienal sim, e você? Estarei lá dias 31, 02, 03, 09, e talvez dia 07. Se vc for em algum desses dias espero q nos encontremos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Desde que vi uma resenha sobre o livro,estou bem curiosa para ler.
    Adoro resenhas sobre fantasias distópicas, e ainda mais por se passar no Brasil.
    Livro esta na minha listinha de leitura já.
    Tão bom ver autores nacionais!
    Ótima resenha.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla.

    Adorei a premissa do livro, principalmente por se passar no Brasil, porque fica bem mais fácil de imaginar os cenários, mas o fato do final acabar "do nada" me deixou um pouco com o pé atrás

    bjs
    auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla, tudo bem?
    Não conhecia o livro, achei a premissa muito interessante e fiquei morrendo de vontade de ler mais! Adoro livros sobre mitologia, uma boa distopia e fantasia, acredito que vou curtir muito essa leitura. Adorei a resenha, também acho melhor quando um livro, mesmo que sendo uma série, tenha início, meio e fim, mas acredito que não vá estragar a magia da trilogia! ❤

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros onde a fantasia é bem desenvolvida!! O autora com sua criatividade consegue fazer a junção perfeita entre a fantasia, ação e suspense. Personagens bem elaborados fazem com que a história flua bem!! A capa do livro realmente está linda e atrativa!!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Gosto de livros de fantasia, e tambem é interessante ver a personagem crescer com o passar do livro... Sem contar que a capa ta linda!

    ResponderExcluir
  19. Gente, que livro é esse? Que capa é essa? Preciso desse livro na minha vida. Mitologia cetlta, AMOOOO!!!

    ResponderExcluir
  20. Ewwwwww! Email respondido! Mais uma vez obrigada!!

    Miquilis: bru

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo