Resenha: Aos olhos de Zoe - Camila Pelegrini

Sinopse: O que você acha que seu cachorro diria sobre a sua vida? Como ele contaria sua história? Bem, a sua eu não sei, mas a de Melissa, Zoe revelou perfeitamente. Após ser resgatada da rua, a cachorrinha mais sábia de todos os tempos acompanha a trajetória de sua nova família, relatando a história do fim de um amor e do começo de outro, apontando suas dúvidas sobre os erros humanos e fazendo das menores coisas do dia a dia a sua felicidade infinita. É mais do que um romance. É um ensaio sobre a amizade, a fidelidade e o amor em sua forma mais pura. É Zoe salvando aqueles que um dia a resgataram. Seja bem vindo à história de uma vida retratada "Aos olhos de Zoe".

Era noite de Ano Novo quando Melissa encontrou a cachorrinha sozinha em frente a um supermercado. Logo os fogos começariam e a moça não queria deixá-la a mercê de sons que provavelmente a assustariam. A julgar pela quantidade de coisas que Mel comprou para que ela passasse uma noite em sua casa, seu coração já sabia que dali ela não sairia mais. Abandonada por seus antigos donos durante o que ela achou que seria um passeio, Zoe tem novamente uma casa, uma cama quentinha, ração e uma dona apaixonada por ela. 

Com seus olhinhos atentos, ouvidos sempre ligados e faro poderoso, Zoe observa tudo o que acontece ao seu redor. E, então, narra cada detalhe do que viveu ou presenciou ao longo de anos de convivência. Ela conta sobre o casamento de Melissa e Lucca, quando percebeu que algo estava estranho e quando finalmente viu tudo ter um desfecho difícil. Fala também sobre Gabriel e a filha Alegra, pessoas que surgem de repente e que passam a ter uma importância cada vez maior em sua vida e na de sua dona.

Levada e curiosa como só ela, Zoe também dedica muito espaço para contar todas as travessuras que fez e todas as confusões nas quais se meteu. Passeios, viagens e aventuras também estão entre seus assuntos preferidos.

Mas nem a grama mais verdinha ou a comida mais apetitosa despertam em Zoe o que Melissa desperta. Para ela, a dona é seu mundo! Fica triste e entediada quando Mel está longe e dá pulos de alegria quando ela retorna; dormir enquanto recebe dela um cafuné está entre as melhores sensações que existem; se Mel está muito feliz, Zoe fica feliz em triplo; e se ela está triste, tudo o que Zoe quer é tentar fazê-la se sentir melhor. O companheirismo das duas é lindo e comovente.

Com a pureza e a inocência típica dos cachorros, Zoe se questiona muitas vezes sobre certas atitudes humanas. Abandonar quem a gente ama e ferir quem só nos faz bem são coisas que ela não consegue entender. E através de seus muitos questionamentos, faz o leitor pensar em coisas que deveriam ser óbvias para todos nós. "Mas não são pensamentos muito elaborados para um cachorro?", alguém pode estar se perguntando. Talvez sejam, mas isso não me incomodou durante a leitura. Camila Pelegrini apenas emprestou suas palavras para traduzir o que esses anjos de quatro patas mostram através de lambidas e rabinhos abanando para qualquer um que esteja disposto a enxergar.
“Por vezes, não é de palavras que se precisa. Palavras cansam. Às vezes, tudo o que se quer é o sossego do silêncio. Às vezes, basta estar presente, permanecer ao lado, o coração perto. Talvez fosse justamente este o motivo que fizesse com que Mel sempre dissesse ser extremamente difícil manter-se triste perto de mim.”
A escrita é leve, fluida e, graças ao jeitinho de narrar de Zoe, divertida. Apesar da pouca idade, a autora aborda as relações de forma madura. Outra coisa presente do início ao fim na escrita de Camila é a sensibilidade, cada fato é descrito com cuidado e delicadeza.

Não entrei em detalhes sobre o enredo em si porque senti que nesse livro, apesar de ser uma história bem construída e amarradinha, o destino de cada personagem importava menos do que o que estava sendo mostrado nas entrelinhas. Zoe e seu amor que não pedia nada em troca, sua lealdade sem condições e sua felicidade simples foram os pontos centrais para mim.

Ouvimos sempre que o cão é o melhor amigo do homem, e quem tem um (ou vários) em casa não tem a menor dúvida disso. Em Aos olhos de Zoe, aprendemos que eles são também mais espertos do que nós em vários aspectos e que carregam dentro de si o amor em sua forma mais pura. Um livro lindo, encantador e emocionante!

*Exemplar cedido pela autora.

14 comentários:

  1. Que coisa mais lindaaaa! Amor em forma de resenha. Quero pra ontem! Tenho uma "Zoe" aqui em casa e conheço bem esse amor, essa lealdade e as travessuras tb! rsrsrsr
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!
    Olha, não sou muito de ler livros sobre cachorros e tals porque eu nunca sobrevivi ao livro "Marly e Eu".
    Mas gostei da temática desse livro por ser narrado pelo olhar de um cachorro. Isso é muito diferente e pela forma que descreveu parece muito bonita a história. (Espero que não tenha final triste)
    Ps: adorei saber que é nacional, irei colocar na minha lista do skoob para 2017.

    Beijinhos!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!
    Já li sobre livro e imagino que seja muito bom. Amei a resenha, já está na minha listinha.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Carla!

    Como eu ainda não tinha visto nada sobre esse livro??
    Amei ele, já está na minha listinha!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas parece ser muito lindo!
    Adorei mesmo

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla.
    Achei um livro bem fofinho. Gosto de histórias amarradinhas que mesmo sabendo o que vai acontecer consegue te passar algo de bom.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, adoro esse nome Melissa, ademais Zoe também é lindo...

    Oi oi querida, adorei a sua resenha. E já vi muitos blogs e leitores falando dele, mas nunca parei para ler nem mesmo a sinopse. Gostei do enredo, e das personagens (que por sinal são fofas). Vou procurar pelo livro, e da uma chance a ele, adorei a sua sinceridade contado a historia.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Amei sua resenha, gosto de livros assim.
    Os animais são muito importantes e inteligentes e aprendemos sempre com eles também.
    Já quero ler.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  9. Oi
    parece ser um livo fofo e leve de se ler, nem sabia que a história era contado por um cachorro, achei legal isso.
    Acho que para a minha cachorra a minha mãe é o mundo dela,

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Carla.
    Essa capa é maravilhosa e o enredo parece ser lindo. Eu já amo livros que tem algum cachorro, imagine então ler a história pelo ponto de vista dele? Já está anotado aqui para uma futura leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carlinha

    Desculpa o sumiço novamente...final de período, mas agora: férias! hahahaha
    Essa capa é linda demais, esse estilo está bem na moda, mas apesar da história parecer ser fofa, não seria um livro que eu leria em um primeiro momento. Eu amo animais, mas não curto filmes e livros onde eles são o foco, sabe? Mas não descarto uma leitura futura...quem sabe?

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oiiii, Carlaaaaa!
    Gente, que resenha mais bem escrita! Cheia de cuidado, de carinho, de competência.
    Muitíssimo obrigada por ter apostado no meu trabalho, linda, e por ter dado esse retorno tão maravilhoso. Amei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila! Como já te disse, me diverti e me emocionei com a Zoe! <3

      Excluir
  13. Olá
    Que resenha mais amor pra um livro tão querido. A Zoe me ganhou logo de cara. Confesso que sou uma pessoa mais gato do que cachorro, mas não pude deixar de desejar uma Zoe durante a leitura, embora tenha uma Shakira enorme e brincalhona em casa hehe.
    Concordo que o mais importante nesse história são os sentimentos e não os acontecimentos.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo