Resenha: Três coisas sobre você - Julie Buxbaum

Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Jessie tem 16 anos e até pouco mais de dois anos levava uma vida tranquila em Chicago. Filha única, tinha uma boa relação com os pais, ia bem na escola e se divertia com sua melhor amiga, Scarlett. Mas a vida pode mudar de uma hora para outra, e foi isso que aconteceu. Há 733 dias sua mãe morreu de câncer, há 45 dias seu pai mudou-se com ela para a casa de sua nova esposa, Rachel, em Los Angeles e há 30 dias ela começou a frequentar uma escola caríssima, onde rapidamente virou alvo de comentários maldosos de duas meninas populares.

O refúgio da maioria dos adolescentes é o quarto, mas nem isso Jessie tem. Na mansão digna de revistas de decoração - mas totalmente sem cor - onde agora mora, o quarto destinado a ela é o de hóspedes, com um sofá-cama e pinturas esquisitas na parede. Aquela não é sua casa e Rachel e o filho Theo não são sua família. Por conta da brusca mudança sem qualquer tipo de conversa prévia, a relação com seu pai também não está como nos velhos tempos.

É nesse cenário caótico, com a vida de cabeça para baixo que Jessie vê entrar em sua vida um novo personagem. Ele chega de forma misteriosa, através de um e-mail no qual se identifica como "Alguém Ninguém". O desconhecido se oferece para ser o guia espiritual da menina na nova escola, dar dicas de com quem fazer amizade, quem evitar e outras coisas do tipo. 

A princípio Jessie desconfia, acha que pode estar sendo vítima de alguma brincadeira de seus companheiros de escola, mas logo se rende e as trocas de mensagens passam a ser diárias. AN também passou por uma perda e isso faz com que haja uma identificação entre os dois, que conversam sobre tudo, trocam conselhos e desenvolvem o hábito de listar um para o outro três coisas a respeito deles mesmos.

As coisas começam a melhorar, Jessie faz amizades na escola, Theo já não parece assim tão insuportável e outros meninos passam a fazer parte de sua vida. A relação com AN fica cada vez mais forte e próxima, assim como a curiosidade de saber se ele é alguma das novas pessoas com as quais convive.

A expectativa em torno da descoberta de quem é AN é grande, claro. A autora brinca com o leitor e vai dando pistas aqui e ali, fazendo com que a lista de suspeitos cresça e diminua várias vezes. Mas Jessie só descobre a verdadeira identidade da pessoa com quem tem conversado todo esse tempo no final, em uma cena que me deixou tensa junto com ela.

A escrita de Julie Buxbaum é leve e envolvente. O livro é cheio de trocas de mensagens entre Jessie e AN, Scarlett e as amigas do colégio, o que dá um ar jovem e informal ao texto. A narrativa em primeira pessoa deixa o leitor bem próximo de Jessie. Sentimos junto com ela quando relembra momentos com a mãe, acha que não pertence mais a lugar nenhum ou tem vontade de fugir.

Um pouco porque se abriu a novas pessoas e oportunidades e um pouco porque as coisas foram simplesmente acontecendo, Jessie cresce ao longo da trama. É um crescimento gradual e que abrange vários aspectos da vida da menina, que se descobre mais forte do que imaginava.

Apesar da história focar em Jessie e no misterioso AN, todos os personagens têm destaque e são usados para tratar temas como família, amizade, amor, início da vida sexual e outros assuntos que fazem parte da vida de todo adolescente, deixando o livro mais dinâmico.

Três coisas sobre você fala sobre recomeços, sobre mudanças não planejadas e, sobretudo, não desejadas, mas que são necessárias. Sobre precisar seguir em frente, mesmo que doa, e entender que nossas memórias permanecerão conosco ainda assim. Sobre, enfim, pessoas que entram na nossa vida por acaso e deixam tudo mais leve e feliz.

*Livro cedido pela editora.

26 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, tanto pelo enredo quanto pela capa fofíssima! Ótima resenha, obrigada pela dica.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá, que linda a resenha! Eu quero muito ler o livro, adoro esses dramas adolescentes. Amei a capa, muito criativa e o título condiz muito com o tema. Um abraço.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, tudo bem?
    Estou bem ansiosa para ler esse livro, gostei muito dos temas que são tratados.
    A sua resenha está maravilhosa, só me deixou mais curiosa ainda.
    Beijos!
    Ps: essa capa ♥

    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
  4. Aff! Vc e essas resenhas lindas! Estou numa fase de ler muito YA e acho que esse vai me agradar em cheio.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha, que resenha linda! Achei a temática incrível mas confesso que só me arrisco nesse tipo de leitura quando me sinto mais estável.

    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha e fiquei ansiosa para ler o livro. :D

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  7. To com esse livro para ler e resenhar também <3 peguei ele pq amei a capa e a sinopse e agora to louca pra ler mais ainda por causa da sua resenha :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Carla =)


    Confesso que não tinha dado muita atenção a esse livro, até começar a ler resenhas super positivas dele e ficar curiosa.

    Ele será uma das minhas próximas leituras e espero não me decepcionar.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Fiquei bem curiosa, sua resenha ficou ótima <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu gostei da capa, mas devo confessar que acho a premissa bem parecida com outros livros que há por aí. Mas também acredito que o estilo de escrita de cada autor pode fazer uma história, já batida, ficar interessante. Pode ser o caso desse livro.

    Beijos!
    Os nós da rede

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu gostei da capa, mas devo confessar que acho a premissa bem parecida com outros livros que há por aí. Mas também acredito que o estilo de escrita de cada autor pode fazer uma história, já batida, ficar interessante. Pode ser o caso desse livro.

    Beijos!
    Os nós da rede

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carla!
    Não vou mentir que não tinha nem um pouco de interesse nesse livro. O título me sugeria que seria um livro de autoajuda e tals... Quando descobri a verdadeira história, meu mundo deu um giro de 360 e já adicionei na listinha de leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser um leitura muito agradável e gostosa.
    Gostei muito da resenha e vou anotar a dica!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Carla.
    Eu quero muito ler esse livro, já até estou com ele aqui para ler, mas tenho vários livros para ler na frente hehe. Espero gostar, a história parece ser muito bonita. E sem ler já estou curiosa com a identidade da pessoa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla.
    Adorei os temas tratados na história e saber do crescimento gradual da protagonista.
    Fiquei curiosa para saber como tudo termina, principalmente sobre esse Alguém Ninguém.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  16. Ficou ótima a resenha, vou lê-lo em breve <3 bjos!

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla! Ainda não li o livro, mas só pela resenha fiquei com vontade de saber quem é AN!! rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oláá!Gostei da premissa. Olha seja lá quem for esta pessoa que lhe manda e-mail, eu ficaria bem assustada e espero que seja uma pessoa de bem e que ela conheça não é. A capa é linda, adorei a resenha anjo!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Ooi! Eu super me arrependi de não ter pedido esse livro, eu adorei as resenhas que li sobre ele incluindo a sua.
    Beijos
    Estilhaçando LivrosCantar em Verso

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro esse tipo de livro, repleto de possibilidades. Espero poder lê-lo em breve, já já vou poder desfrutar de cada pedacinho dele. A resenha ficou completa!
    Beijo <3

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carlinha

    Uma amigo meu me perguntou hoje se ei tinha lido esse livro. Como eu falei que não, ele disse que eu PRECISAVA ler! E olha só a coincidência, entro aqui e a resenha é sobre o mesmo livro... seria o universo conspirando ao meu favor? Hahahahaha
    Achei o enredo da história bem juvenil, mas gostei. Tenho lá meu palpite e acho que o AN é o Theo... será. Hahahah
    Gostei de saber que a personagem cresce ao longo da narrativa.
    Acho que vou ter que ler o livro mesmo! Hahahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Carla!
    Esse livro parece ser muito legal! A história me lembrou os livros da Sarah Dessen, que eu adoro. Com certeza vai pra lista de desejados.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Carla,
    Fico impressionada o quanto esse livro está sendo elogiado.
    Não tinha vontade de lê-lo até descobrir que é impossível não gostar dele, rs.
    Vou dar uma chance!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi
    eu quero ler esse livro e á está como desejado, fiquei curiosa para saber quem é AN, parece ser uma boa leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Carla,
    Estava com vontade de ler opiniões sobre esse livro.
    Não sabia sobre essas partes das mensagens, achei bem bacana e a Jessie parece ser meio Cinderela né? HAHAHA...apesar que não deu pra saber muito da personalidade da madrasta dela.

    Parece ser uma leitura bacana.

    tenha uma ótima quarta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Oiii!

    Parece ser um livro muito bom, que fala sobre temas atuais e que nos bota para refletir sobre os mesmos.
    O mistério do contato por e-mail me deixa intrigada e quero dar uma chance ao livro simm! <3
    Espero não me decepcionar!

    Beijos,
    May - mayeosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo