Resenha: Uma história incomum sobre livros e magia - Lisa Papademetriou

Sinopse: Duas meninas encontram um livro mágico e cada uma se vê envolvida numa história que parece ser contada sozinha. Kai chega ao Texas para visitar sua tia-avó Lavinia – uma senhora extravagante, durona e fã de hip-hop. Do outro lado do mundo, no Paquistão, Leila deseja ser tratada como uma princesa pela família de seu pai e viver fortes emoções. Elas só não fazem ideia de que seus mundos completamente diferentes estão prestes a se chocar graças a um enigmático livro em branco. Quando Kai escreve no livro, suas palavras magicamente aparecem no exemplar de Leila. As meninas então percebem que O cadáver excêntrico reage a cada frase acrescentada – não importa se foi inspirada pelo ataque de um chihuahua ou por um mal-entendido com uma cabra – com um trecho da história de amor vivida por Ralph Flabbergast e Edwina Pickle mais de cinquenta anos antes. Uma história incomum sobre livros e magia entrelaça essas três perspectivas – de Kai, Leila e Ralph – de uma forma divertida e emocionante. É uma narrativa mágica sobre o destino e os laços invisíveis que nos ligam uns aos outros.

Você acredita em magia? Talvez Kai e Leila também tivessem suas dúvidas na hora de responder a essa pergunta, mas um estranho e misterioso livro acabou com todas elas. O volume entrou na vida das meninas no mesmo período, ainda que elas estivessem separadas por muitos quilômetros e sequer soubessem da existência uma da outra. E você aí duvidando da magia...

Kai está no comecinho da adolescência, é orfã de pai e mora com sua mãe, por quem é superprotegida. Sua viagem de férias para a casa de sua tia-avó Lavínia, no Texas, acaba se tornando um período de muitas descobertas. Lá ela conhece Doodle, uma menina apaixonada por mariposas que inclui Kai em sua busca por uma espécie específica extinta há muito tempo por ali. É lá também que ela encontra um exemplar de O cadáver excêntrico.

Bem longe dali está Leila. Motivada pelo desejo de viver aventuras como as de sua irmã Nadia e das personagens de sua série de livros favorita, ela vai para a casa da família de seu pai, no Paquistão. Com muitos passeios programados em sua cabeça, acaba sendo levada apenas para saídas sem tanta graça. Num momento de tédio visita a biblioteca do tio, e sua atenção é logo fisgada pelo título O cadáver excêntrico.

Se você está se perguntando onde está a magia, eu te conto. Aparentemente o livro que as meninas acharam estava em branco, mas isso mudou quando Kai resolveu escrever nele uma simples frase. Desse momento em diante, o livro começou a contar a história de Ralph Flabbergast e Edwina Pickle a partir das coisas escritas pelas meninas. Cada vez que uma delas acrescentava qualquer coisa no livro, uma nova parte da história de amor do casal era revelada.

Como é possível existir um livro que se escreve sozinho? Quem são aquelas pessoas cujas histórias são contadas em suas páginas? Pouco a pouco respostas são dadas e as novas informações acabam ligando o conteúdo do livro com a vida de Kai e de Leila.

O livro é narrado em terceira pessoa e intercala capítulos de Kai e de Leila. Em alguns momentos o narrador tece comentários e fala diretamente com o leitor, dando um ar descontraído à trama, que já é bem leve. De linguagem simples e com um enredo que mantém o mistério sem enrolar muito, Uma história incomum sobre livros e magia é uma leitura fluida e rápida.

As protagonistas são carismáticas, apesar dos capítulos de Kai serem mais interessantes por sua vida estar - de uma forma que ela e nós só saberemos no final - mais entrelaçada à de Ralph Flabbergast e Edwina Pickle. As histórias de Ralph e de Edwina são contadas em pequenos trechos, que bastam para prender a atenção e gerar curiosidade no leitor. 

O final traz a maior parte das respostas e, apesar de ter sido um pouquinho corrido, revela informações importantes para as meninas, liga todos os pontos e explica todo o mistério por trás do exemplar tão peculiar. Acho que a intenção da autora era mesmo não se aprofundar nos detalhes, e sim contar uma história capaz de encantar.

O livro tem aquele ar ingênuo e gostoso de obras escritas para pessoas mais jovens, sem tocar em temas pesados e sem mistérios obscuros. O enredo é criativo e otimista. Indicado para todos que acreditam em magia e em finais felizes!


*Livro cedido pela editora.

22 comentários:

  1. Fiquei bastante interessada por esse livro, adoro essas histórias de magia que ainda por cima envolvem livros, haha. :D

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  2. Paquerei muito esse livro e esperei ansiosa por alguma resenha sobre ele para saber se era tudo que a sinopse anunciava e cá estou descobrindo que sim, é um livro gostoso e seguro que preciso ler porque encanta!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Ola!! Bela resenha, gosto de livros de magia e mistério... Me interessei por este, o fato da autora não enrrolar muito faz a diferença e deixa a leitura mas gostsosa bjks e parabéns
    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ola!! Bela resenha, gosto de livros de magia e mistério... Me interessei por este, o fato da autora não enrrolar muito faz a diferença e deixa a leitura mas gostsosa bjks e parabéns
    www.leituraecia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla, tudo bem?
    Li esse livro há algum tempo atrás e curti bastante. Ele é bem isso mesmo que você falou, leve, gostoso, nos faz ter esperança. E a capa é uma coisa muito linda né?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece muito bom…
    Gostei do seu blog e as postagens….muito legal mesmo…
    To procurando blogs para seguir, o que vc acha de nos seguir?
    Um mega beijo de Mayse's Modamour

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carla.
    Esse livro é para mim então, porque acredito em magia e finais felizes hehe. Achei o enredo bem interessante, não lembro de ter lido nada parecido. Gosto muito de livros que intercalam entre duas pessoas, só faz com que queiramos ler o livro todo de uma vez hehe. É um livro que está na minha lista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carla!
    Eu tinha uma ideia completamente diferente do livro. Algo na capa me fez pensar diferente. Depois da sua resenha e de mais algumas que li, eu fiquei bem curiosa sobre a história.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  9. Ah, a única coisa que não curto nos livros é sempre a história se passar rápido demais, mas, apesar disso, eu já estava louca querendo muito ler esse quando vi a primeira vez no catálogo da Arqueiro. Aliás, estarei pedindo em breve *-* eu geralmente não leio muito livros de mistério, sou mais um romance, mas tá na hora de desviar um pouquinho, né!
    Bejim <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Esse livro gerou várias opiniões diferentes e mesmo eu não tendo ficado curiosa com ele anteriormente agora até tenho vontade, para poder tirar minhas conclusões. A historia parece legal.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi
    já vi falarem bem desse livro, deve ser uma obra gostosa de se ler e interessante, fiquei curiosa como a história delas de misturam.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho o E-book desse livro e estou louca para ler. Parece ser ótimo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carla.
    Acho demais a premissa do livro e tenho muita vontade e curiosidade de lê-lo.
    Adorei a resenha e os pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que gracinha esse livro! Não costumo ler infanto juvenis, mas esse parece tão fofo e tem uma premissa tão gostosinha que acho que não vou deixar passar!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  15. OI! Este livro tem tudo para me agradar, adoro histórias que tem um toque de ingenuidade e nos trazem uma mensagem positiva.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Que livro lindo! Desde que vi que ele ia ser lançado, já fiquei com vontade de comprar, por causa da capa, mas pela sua resenha vi que ele é bem mais do que uma capa bonita. Já quero!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  17. Oi Carla! É a segunda resenha que leio sobre o livro, e estou mais encantada ainda. Quero muito ler, adorei o enredo, e essa edição está linda por demais.
    Resenha linda ♥
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla,
    Parece ser uma leitura bem agradável...gosto de livros que envolvem livros HAHA
    E amei essa capa, que linda.

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla!
    Esse livro parece ser lindo!
    A história me lembrou um pouco de História Sem Fim (que eu amo), então quero ler.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Vou pedir esse livro da editora mes que vem, ia pedir esse mes, mas teve muito lançamento que eu queria ler kkkkk mas mes que vem vai pq acho a capa dele lindaa e a historia parece incrive!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla, já tinha visto esse livro, mas nunca tinha parado para ver do que ele trata. Adorei a sua resenha, a premissa d livro é muito interessante e adorei saber que ele responde todas as respostas, pois amo livros que tem um final bem "redondinho".
    Com certeza irei conferir esse livro em breve :)
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Já tinha visto alguns comentários sobre ele, mas a sua resenha me cativou. A premissa do livro é muito interessante também. E, sinceramente, eu amo magia e finais felizes rs. Já entrou na minha listinha de leitura! :D rs

    Não conhecia o seu blog, mas adorei e já estou seguindo! :D Convido você para conhecer o meu cantinho também: http://psamoleitura.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo