Resenha: Premiada: O Espelho do Monge - Rosana Vitachi

Sinopse: Uma história curiosa chama a atenção de uma aluna de Arqueologia: O Espelho do Monge aguardava por ser encontrado. Busca ou obsessão? De qualquer forma, Safia consegue o Espelho que, segundo a lenda, reflete a alma de quem se olha nele, mas diante daquela tão esperada vitória, se vê num impasse: entrega o Espelho ao advogado que financiou sua busca ou o entrega ao Anjo Guardião do Espelho. Safia, então, encoraja-se numa terceira opção. Opção essa que mudará sua vida para sempre.

Cada dia que vivemos, nós acreditamos que nos conhecemos profundamente. Temos lembranças da infância, adolescência, juventude. Nossa primeira paixão platônica, nossa primeira discussão com uma amiga ou amigo, as alegrias de uma vitória ou conquista. Tantos sentimentos envolvidos que às vezes entramos em um círculo vicioso de comportamento, bom ou ruim. E quando nos apontam os erros nos surpreendemos e reclamamos, "como assim eu ter reagido assim?", "Jamais.", "eu, mimada(o), nunca...". Tendo isso em mente lhe pergunto: Já teve coragem suficiente para se olhar no espelho? Não digo apenas ver sua imagem refletida. Ver sua alma com todas as qualidades e todos os defeitos, a bondade e o mal dentro dela.

Pois bem, Safia não entendia direito o que significava olhar no espelho. Estava encantada demais com o mito do espelho do monge. Um espelho sagrado que nos protege do mal. Não a maldade de crimes ou assaltos. Ele nos protege da pior maldade que pode existir, que é a permissão para que sua alma seja corrompida por desejos de egoísmo, orgulho, ambição exacerbada, entre outros pecados.

Safia, nossa protagonista, é uma garota mimada, especialista em arqueologia e que descobre a história de um espelho sagrado, guardado a 7 chaves e protegido por anjos. Entusiasmada, ela parte nessa aventura com a ajuda de Artur, seu amigo e guia. Mesmo a contragosto de seu pai Abias, que não acredita na história e a acha muito fantástica. Safia se envolve com padres, monges, anjos bons e maus e até um gatinho preto que a segue.

Mas como todo mito, há uma maldição. Somente alguém de coração puro, sem pecados, virgem e do sexo masculino poderia recitar as palavras em latim e pegar o espelho. Já era difícil, para não dizer impossível, encontrar um homem virgem e sem pecados, Safia ainda teria que provar que a lenda era real. Mas aí acontece o inesperado, pelo menos para Artur. Safia desafia a maldição e tenta pegar o espelho sozinha. Não conseguiu dar nem 6 passos. Desmaia. Mesmo contra as regras e passando mal, Safia tenta encontrar um meio de provar ao pai que tudo é real, pois necessita do financiamento dele para outra viagem.

E é durante suas argumentações que ela conhece um advogado lindo, recém chegado na cidade e melhor novo amigo do seu pai. Ele a ouve e resolver investir na busca pelo misterioso e valioso espelho. Mas quem realmente é esse misterioso advogado, que a encanta tão rapidamente?

Bem, entre ciúmes de Artur e palavras sedutoras do advogado, Safia se depara com o Anjo Guardião do espelho, que a faz repensar em todas as suas atitudes quando a coloca frente a frente com o espelho.

Aqui, queridos amigos leitores, lhes digo que a história pega fogo, e coloca nossa protagonista em uma guerra íntima de virtudes, de caminhos e decisões. A segunda parte do livro nos faz refletir sobre o sentido da vida, e nossas relações interpessoais. Rosana Vitachi escreve de maneira clara e suave, sabendo colocar pontos importantes de reflexões em metáforas simples e concisas.

Confesso que gostaria de contar mais a vocês, mas a partir daqui, cada palavra se tornará spoiler e estragará a grata surpresa do desenvolver da trama. Texto intrigante e que não termina nesse livro. Sim, teremos a continuação (A Perseguição) e com lançamento talvez para esse semestre, espero!

E quando gostamos de um livro, queremos que outras pessoas leiam também. Por isso, o Entre Aspas e a autora Rosana Vitachi vão presentear um leitor com um exemplar de O espelho do monge. Para concorrer é bem fácil: leia as regras, preencha corretamente o formulário abaixo e fique na torcida! As três primeiras entradas (seguir o blog, curtir a página do livro no Facebook e comentar nesta resenha) são obrigatórias e as demais são chances extras. Boa sorte! ;)


- A promoção começa dia 13/06/2016 e termina à meia-noite do dia 13/07/2016;
- O ganhador deve residir ou ter endereço de entrega no Brasil e preencher corretamente o formulário;
- As 3 primeiras entradas são obrigatórias. As demais, chances extras.
- Os comentários na resenha deverão estar de acordo com o conteúdo. Comentários com apenas "Ótimo!", "Adorei" serão desconsiderados;
- O contato com o ganhador será feito por e-mail, que deverá ser respondido em até 72 horas. 
- Caso não haja resposta nesse período ou se o ganhador não tiver seguido as regras, perderá o direito ao prêmio e o sorteio será feito novamente; 
- O resultado será divulgado neste mesmo post e nas redes sociais do blog.
- O envio do livro será feito pela autora e o prazo de envio é de até 60 dias úteis; 
- Não nos responsabilizamos por atrasos, danos e extravios dos Correios.
Este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita. 

35 comentários:

  1. Oie,
    Eu não conhecia a obra, mas só a sinopse já meu deixou com vontade de ler.
    Sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais curiosa!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OMG que livro incríveeel!!Só pela sua resenha eu fiquei super curiosa para lê-lo.Parece ser um daqueles livros que você não consegue parar de ler até terminá-lo,além da capa ser linda a estória é super interessante até mesmo um pouco sinistra e eu ameeei.
    Participando com certezaa!Bjss
    jenni.dcoiote@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que estória mais intensa e envolvente, confesso que fiquei surpresa, e a estória e muito melhor do que podia imaginar, adorei a forma como a trama se desenvolve, além de também fazer com que o leitor se envolva com o enredo da estória, já que a tomo momento nos faz refletir e repensar, adorei e pretendo com certeza ler esse livro, por isso já vou inclui-lo na minha lista de desejados.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? A capa, logo de cara, não me chamou muito a atenção, mas lendo a sinopse fiquei mais curiosa, e depois li sua resenha, que me deixou doida para ler o livro, haha. Espero muito ganhar ele!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Agradeço muito a oportunidade de levar essa história a cada leitor! Agradeço a linda resenha da Renata e a introdução tão carinhosa que fez! Espero que essa história possa conquistar seu coração, como conquistou o meu! E que você possa fazer, nela, felizes descobertas!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie! Nossa amei o layout! E não conhecia o livro, vou procurar saber mais sobre ele, achei bem interessante!
    Bjs, venha conferir o novo layout e colunistas do RT!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/06/voltamos-o-apresentacao-do-novo-layout.html

    ResponderExcluir
  8. Você queria contar mais sobre o livro e eu queria saber mais... hehe. Parece uma história bem diferente né, um livro com conteúdo que leva o leitor reflexão, gosto disto.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Renata!
    Não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa. Achei a trama diferente e interessante.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei fantástica a premissa do livro e fiquei bastante curiosa para conhecer a história. Adoro livros que nos fazem refletir e esse parece que nos faz pensar bastante.
    Quero ler!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Renata.
    Achei a história bem interessante. Ela ser arqueóloga já me encantou porque é um assunto que gosto muito. E fiquei aqui na curiosidade para saber se ela encontrou o virgem hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oiiie,
    Nossa vejo muitas pessoas falando muito bem desse livro, mas eu ainda não tinha despertado o interesse, até ler a resenha.
    Gostei muito do livro, principalmente o fato de que o livro fala sobre o sentido da vida e nossas relações interpessoais, estou em um momento que seria muito bom para mim ler algo assim, afinal, tem momentos que nos desligamos de nós mesmo e de tudo e é bom quando uma leitura tão prazerosa nos ensina, nos encanta, nos diverte e nos motiva.
    Já está na minha lista de desejados e obrigado pela resenha, foi bem explicada e cativante, mas podia contar mais mesmo com spoilers, fiquei curiosa kkkkk.
    jhenny_622@hotmail.com
    Bjoes

    ResponderExcluir
  13. Oii Carla,
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante envolver uma arqueóloga. Não tinha muita intimidade com o assunto até ler O Primeiro Dia de Marc Levy, e acabei gostando. Talvez seja bacana, também. Vou participar da promo.

    e-mail: jun.ana@hotmail.com

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Não conheço a obra mas pareceu-me super interessante!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem? Eu não conhecia esse livro! Não faz muito meu estilo, mas sua resenha ficou ótima e conseguiu me deixar curiosa para saber mais da trama! Parece mesmo uma leitura interessante. Vou participar do sorteio!
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas leria tranquilamente.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca ouvi falar tanto do livro quanto da autora, mas o livro tem uma premissa bem interessante e me deixou querendo saber por mais e o leria sem dificuldades pois tramas assim são gêneros os quais eu gosto bastante de ler.
    Só torço mais o nariz mesmo pelo fato de ter continuação e estou fugindo de séries no momento!
    Beijos.
    http://entre-gatoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Uau esse livro parece ser mesmo incrível *-* A estória chamou bastante minha atenção e espero lê-lo em breve ainda mais por ter tantas lições! Sucesso a autora! Já estou participando do sorteio e seguindo o blog. Adorei o cantinho de vocês!
    Beijos, Garota Vermelha
    http://www.livrosdagarotavermelha.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Poxa vida, agora eu fiquei curiosa para ler!! E ainda tem continuação, outro livro!! Quero saber o que acontece com Safia!! A trama parece não decepcionar os leitores!! E que bom que ele nos faz refletir sobre o sentido da vida!! Já quero ler!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oii
    confesso que a sinopse não chamou muito a minha atenção, mas o seu poste me deixou curiosa com a história e parece ser envolvente, vou participar do sorteio.

    e-mail: denisecrivelli@gmail.com

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Renata!
    É o tipo de ficção feita para minha leitura.
    Amo arqueologia e anjos.
    Diquei com a maior vontade de descobrir o que está por trás do espelho e ainda mais se Safia conseguirá encontrar o tal paraque possa proferir as palavras.
    Adorei sua análise que me deixou ainda mais curiosa.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.” (Santo Agostinho)
    Compartilhar
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de junho com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  22. Olá Renata;
    Confesso que a sinopse é um tanto quanto confusa, mas a resenha trouxe uma luz a premissa do livro e parece ser uma excelente leitura.
    Gostei do enredo, vale a pena ler.


    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Participaaaaando! Fiquei bem curiosa pelo livro!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  24. Só pela resenha já gostei da história, ainda não conhecia esse livro, e deve deve ser uma leitura super agradável, né. Já estou participando, aaaadorei a promo *-*
    Beijo <3
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro e a capa também não em chamou muito a atenção. A sinopse me pareceu confusa, mas sua resenha clareou toda a história e me deixou com muita vontade de ler!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Nunca tinha ouvido e nem lido nada a respeito deste livro ou de sua autora, mas gostei muito da sinopse.
    Gostei demais também da reflexão que você propõe logo no início da resenha. Eu, como estudante de psicologia, sei o quanto é importante que nos conheçamos verdadeiramente, mas sei também o quanto isso é difícil.
    Tirando o triângulo amoroso, o resto me interessou bastante!

    Juliana . Oliveira
    july_mg2@hotmail.com
    @Julymg2

    ResponderExcluir
  27. O Espelho do Monge se parece com um livro de romance e ficção, mas se propõe a mais que isso. Através de uma linguagem simbólica, fala de realidades concretas, de personagens reais. É um livro que convida também a uma diversão, esperando oferecer uma leitura prazerosa, com uma linguagem, ao meu ver, simples. Cada capítulo, um acontecimento, nada colocado “para aumentar linhas” mas tudo com uma razão de ser e estar ali. Alguns momentos mais demorados e outros mais rápidos, numa didática cuidadosa por aquilo que eles trazem em si, mas desejando proporcionar, no conjunto, uma leitura dinâmica e bem humorada.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Eu já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Achei ótima a maneira como você escreve a sinopse do livro. Fiquei com bastante vontade de ler, pois parece ser um livro bem envolvente, que a gente não consegue desgrudar até terminar de ler. Acredito que o mais interessante para é ver a personalidade de cada personagem e a descoberta do que se passa dentro de cada um. Vou participar do sorteio e espero conseguir!

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o livro e achei a história super interessante e é claro que estou super curiosa e com muita vontade de ler o livro. Então procurei mais algumas resenhas e comentários sobre ele para poder ler e me inteirar mais e confesso que fiquei muito ligada na história.
    Participando
    mgrezender@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. A capa do livro já nos incute a querer ler!! Safia pelo jeito está em apuros, encontrar alguém de coração puro, sem pecados, virgem e do sexo masculino, tarefa quase impossível!! Só quero saber como isto tudo vai terminar!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Não gostei muito da capa, mas parece que a história é interessante. Achei o nome da protagonista bem exótico. Adorei a resenha, gosto de histórias em que o protagonista tem que tomar uma decisão importante.

    ResponderExcluir
  33. Realmente a capa não é de se agradar muito, mas essa resenha me surpreendeu pelo conteúdo da história, pois começa como se fosse uma fantasia e logo cai na realidade e envolve amores, ciúmes.. rsrs achei muito legal, gostaria de ler pra ver no que isso vai dar, não entendi muito sobre o que o espelho reflete, por isso a minha curiosidade em lê-lo aumentou.

    ResponderExcluir
  34. Embora não goste de livros com seres místicos como os anjos, me interessei mto por essa história, pena que tem continuação, fico em uma agonia para saber qual vai ser a decisão de Safira!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo