Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

O que você faz quando um amor não dá certo ou chega ao fim? Lara Jean, a protagonista de Para todos os garotos que já amei, escreve cartas. Nelas, a menina abre o coração e fala com sinceridade a respeito das coisas boas e ruins do destinatário. Depois de escritas, as cartas não são enviadas. Lara Jean guarda todas em uma caixa de chapéu que ganhou de sua mãe. Essa é a forma que ela encontrou de colocar um ponto final em cada uma de suas histórias de amor e seguir em frente.

Doce e bastante ligada à família, Lara vive com sua irmã mais nova, Kitty, a mais velha, Margot, e o pai viúvo. Desde que a mãe das meninas morreu, Margot é a principal responsável por organizar a rotina da família e cuidar das irmãs mais novas. Para Lara, ela é a melhor amiga, o exemplo a ser seguido, o seu porto seguro. Mas Margot está indo estudar bem longe de casa, na Escócia, deixando para trás o namorado Josh e fazendo com que a família precise se acostumar a não tê-la por perto.

Como se a ausência da irmã e a saudade que sente dela não fossem o bastante, Lara Jean precisa lidar também com uma situação bem delicada: suas cartas, aquelas que ela manteve escondidas por anos, foram enviadas aos destinatários, e agora os cinco garotos que ela já amou sabem disso e de tudo o mais que ela pensa sobre eles. Uma carta em especial faz sua vida pacata virar de cabeça para baixo, obrigando Lara Jean a tomar decisões. Para contornar os possíveis problemas trazidos pela tal carta, ela acaba começando um namoro falso com Peter, um de seus antigos amores. Levar a mentira adiante rende a ela momentos de descoberta e amadurecimento.

O livro é narrado em primeira pessoa, e desde o início é possível se identificar com a protagonista e torcer por ela. Bastante insegura e dependente da irmã mais velha, vemos como pouco a pouco a personagem cresce e trilha seu próprio caminho. Ao lidar com as situações que surgem e ao fazer suas próprias escolhas, Lara aprende cada vez mais a respeito de si mesma, de seus gostos, de suas verdadeiras vontades. No final do livro, temos uma menina responsável e corajosa, como a irmã mais velha que ela tanto admirava.

Como muitos romances adolescentes, já podemos prever o final após algumas páginas, mas isso não faz com que o livro seja menos interessante. A escrita de Jenny Han é bastante leve e fluida, e faz com que a gente acompanhe feliz o desenrolar da trama. O romance não assume o posto de foco principal, há bastante espaço para abordar temas como família, amizade, lealdade e julgamentos precipitados. Tudo de forma serena e delicada.

Apesar de não surpreender, Para todos os garotos que já amei é uma boa leitura. De uma situação ruim, Lara Jean conseguiu tirar muitas lições. Com ela, aprendemos que para saber do que somos capazes, precisamos sair de nossa zona de conforto; que para conhecermos de verdade uma pessoa, temos que estar totalmente abertos a isso e que para vivermos de fato uma história de amor, não podemos deixar nossos sentimentos escondidos em uma caixa azul-petróleo.

14 comentários:

  1. Oi, Carla!
    Eu ainda vou ler esse livro, mas sei que vou gostar muito hahahha
    Acho que ele não foi feito pra surpreender, mas sim pra nos distrair...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Luiza! A leitura é bem gostosa.

      Excluir
  2. Taí um livro que está na minha lista há bastante tempo, já tem continuação e eu nem consegui ler ainda. Socorro! kkkkkk

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!

    Tá na minha lista de leitura! Só vejo resenhas positivas sobre o livro e já super me simpatizei com a protagonista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro é ótimo para sair da ressaca literária. É fácil de entender a personagem e as suas atitudes, e é um livro tão doce... adorei!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu amo esse livro ♥
    Eu achei ele muito diferente dos outros livros do gênero que tem no mercado... A Lara é diferente, mesmo sendo uma adolescente comum. Acho que a sua forma de ver o mundo e sua situação, como ela resolve lidar com tudo aquilo mesmo que não seja realmente o ideal. Apesar dos pesares não achei que foi uma leitura previsivel e no segundo livro tudo fica ainda muito melhor.

    Beijos
    Estilhaçando Livros
    Conheça o novo Cantar em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Sem dúvidas a Lara é o principal destaque do livro. Também achei que ela é uma protagonista diferente, e isso contribuiu muito para a história. Você me deixou curiosa pelo segundo livro!!

      Excluir
  6. Oiii

    Esse livro tá nos meus desejados, adorei sua resenha.
    Espero lê-lo em breve.
    Beijos!

    Cintia
    http://devaneiosdeumacindy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Está na minha listinha de leituras futuras a tempo!!! Estou doida pra ler!!!

    Beijos,
    http://letragarrafal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlinha!
    Parece uma leitura leve e que traz algumas lições!
    Eu gosto deste tipo de história, mas prefiro outros enredos.

    :*

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Esse livro está nos meus desejados e até hoje eu não o comprei rsrs... Fico meio receosa devido a todo mundo argumentar que é uma história beeem clichê, mas, acho que vou arriscar mesmo assim por ser uma história fluída e leve.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa história parece ser muito louca, e por isso mesmo tenho interesse por ela ueeuheuheueheuh Estou curioso para saber o desfecho da história mas ainda assim não sei quando eu irei le-la.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se - http://www.decidindose.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla! Eu li estes dias a curti muito. É bem realista em vários aspectos. Estou na metade do segundo, mas não estou sentindo a mesma conexão com a trama, espero que isso mude.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá, Carla!
    Desde o lançamento desse livro que eu vejo
    pessoas postando fotos e mais fotos dele, mas
    nunca havia lido nem a sinopse.
    Achei bastante interessante e fiquei curiosa pra
    saber o que tinha nessas cartas e como elas foram
    enviadas assim, sem mais nem menos.

    Adorei a resenha e o livro entrou pra minha listinha.

    Beijos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo