Resenha: As crônicas de Fiorella - Vanessa Martinelli

Sinopse: Vida de adolescente não é moleza. Novas responsabilidades, hormônios, o adeus à infância e a entrada na vida adulta: todos têm suas boas e más recordações desses momentos – e quem ainda não tem não perde por esperar! Com Fiorella não é diferente. Ela é uma menina comum, com pais divorciados, que vive com o irmão e a mãe e vai à escola todos os dias. Ah, ela também tem uma melhor amiga, a Flávia, e uma forte queda por pasta de chocolate. A partir das crônicas narradas por ela neste livro, grande vencedor do 1º Prêmio Saraiva na categoria Literatura Juvenil, você vai se divertir e emocionar com o amadurecimento da personagem.

Fiorella é uma adolescente que mora com a mãe e seu irmão mais velho, Luís. Os pais são separados, o que faz com que de vez em quando ela tenha que passar uns dias na casa do pai e sua desorganizada madrasta. Como uma típica menina de sua idade, reclama do irmão, acha que a mãe pega no pé e tem uma melhor amiga quase inseparável. 

O livro traz uma série de crônicas escritas em primeira pessoa e dividida por temas: "O ser adolescente", "Família, família", "Amigos, colegas e outras pragas" e "Quando eu crescer". Nelas conhecemos as opiniões, inseguranças e sentimentos de Fiorella a respeito de situações comuns a todos os adolescentes. A personagem é bastante carismática e, por isso, até suas reclamações nos divertem. Apesar do formato, as crônicas seguem uma ordem cronológica, o que nos permite perceber, pouco a pouco, o amadurecimento da menina.

Em As crônicas de Fiorella, Vanessa Martinelli mostra mais uma vez seu talento para escrever para o público juvenil. A linguagem é simples - mas sem ser boba -, os textos são curtos e trazem situações criativas. A leitura é uma delícia e flui sem problemas, daquelas que terminamos em poucas horas. 

Quem já passou dessa fase sem dúvida irá lembrar de suas próprias histórias, e aqueles que ainda estão lidando com espinhas, escola, conflitos com os pais e as primeiras paixões vão se identificar bastante com a protagonista e suas experiências. Impossível segurar um doce sorriso ao concluir a última página.

Outra coisa bem interessante a respeito do livro é que ele vem acompanhado por um suplemento de leitura, com perguntas a respeito da história, instruções para produção de textos e sugestões de atividades complementares. Muito bom para treinar a interpretação de texto, desenvolver o senso crítico e estimular a criatividade dos leitores mais jovens.

*Livro cedido pela autora.

6 comentários:

  1. Oi...
    Achei o livro bem interessante , esses livros que abordam temas adolescentes sempre divertem muito o leitor .
    "As cronicas de fiorella" é com certeza um ótimo livro para presentear os adolescentes nesse Natal e ainda incentivá-los a ler .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que fofura deve ser este livro, a capa por si só já é um doce!
    Eu não me importo de ler histórias mais juvenis, na verdade acho uma delícia, desejo muito sucesso à autora.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do livro. Esses temas juvenis sempre são gostoso de ler. Adorei.

    Sorteio de livro no meu blog rolando: http://goo.gl/i03FzM

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Parece ser um ótimo livro para adolescentes, mas também bom para quando queremos uma leitura mais leve.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Que bom saber que gostou do livro.. :)

    ResponderExcluir
  6. Que fofa essa resenha ! Li amigos e inimigos da Vanessa, e amei ! a linguagem é realmente ótima. E quanto as crônicas de Fiorella, despertou a minha curiosidade tanto pelo fato de saber a maneira de escrita da autora, quanto pela história. E quando li a resenha, lembrei um pouco de Luana Adolescente, Lua crescente. Que também é um livro de crônicas adolescentes, e eu amoooo esse gênero.
    Amei saber que no final existe esse suplemento no livro, nós nos sentimos interagindo também, e sem contar que isso melhora e desenvolve a leitura, escrita, e opiniões. Amei o post e o blog! <3
    Beijos, fica com Deus, e sucesso com o blog.
    Post novo: http://lendoeaprendendoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo