Resenha: Eleanor & Park - Rainbow Rowell

O ano é 1986. Os protagonistas são Eleanor e Park, ambos adolescentes de 16 anos. Ela, uma menina de cabelos cacheados e muito ruivos, um pouco acima do peso e sempre usando roupas estranhas. Ele, descendente de coreanos e meio nerd. O caminho dos dos dois se cruza no primeiro dia de aula de Eleanor em sua nova escola. Ao entrar no ônibus escolar, o lugar ao lado de Park é o único disponível. Os dois sequer se falam e, a princípio, ele se sente incomodado com a garota esquisita com a qual passa a dividir o banco todos os dias. 

A aproximação dos dois tem início a partir das revistas em quadrinhos e da música. Park percebe que Eleanor está sempre lendo junto com ele suas revistas e que tem o nome de algumas músicas escritas em seus livros. Esses dois elementos tornam-se o ponto de partida das conversas entre os dois, trazendo muitas referências a bandas e quadrinhos da época (a maioria em alta até hoje) como Watchmen, X-men, Smiths e The Cure. Park começa a virar as páginas das revistas mais devagar ao ler, depois empresta algumas para Eleanor e até grava fitas K7 para ela ouvir em seu walkman (1986, gente!). O envolvimento dos dois se dá pouco a pouco, a cada página.

O romance é o foco da autora, mas Rainbow Rowell também destacou outros aspectos da vida dos personagens. Eleanor, por exemplo, sofre bullying na escola e tem problemas muito sérios em casa. Ela divide o quarto com seus quatro irmãos mais novos, tem um padrasto violento e uma mãe submissa. Park tem uma vida mais confortável e tranquila, com apenas alguns conflitos normais com os pais.

Apesar de trazer alguns temas mais pesados, Eleanor & Park é, na maior parte do tempo, um livro leve. O romance não é meloso, mas é fofo e faz qualquer um que já tenha se apaixonado lembrar de sua própria experiência. As primeiras conversas, meio atrapalhadas, os primeiros toques, a primeira vez de mãos dadas, o primeiro beijo, a necessidade de estar junto o tempo inteiro... Tudo isso é vivido pelos personagens, que narram todas as sensações com a intensidade de quem vive o amor pela primeira vez. Impossível não se identificar.

Os capítulos são curtos e dentro de cada um temos o ponto de vida de Eleanor e o de Park, o que permite ao leitor conhecer a história por inteiro. Gostei bastante da escrita de Rainbow e a leitura fluiu muito bem desde o início. Experimentei muitos sentimentos diferentes a cada virada de página, e ser capaz de mexer com as minhas emoções é algo que garante muitos pontos positivos para um livro.

Eleanor & Park é um daqueles livros que não dá vontade de parar de ler enquanto não terminar. E por falar nisso, a autora optou por um final que algumas pessoas não curtiram muito... Eu gostei!

A Novo Século prometeu o lançamento do livro aqui no Brasil esse mês, mas para quem quiser ler em inglês, o nível é bem acessível.

"Eleanor was right. She never looked nice. She looked like art, and art wasn't supposed to look nice; it was supposed to make you feel something."

18 comentários:

  1. Acho que se eu dividisse o quarto com quatro irmãs ficava louca. haha Eu amo essa capa, é tão fofa, linda <3

    caminhadoemmarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vi este livro entre os lançamentos do mês e fiquei interessada, foi bom ler sua resenha, quero ler com certeza.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Amiga, quanta saudade de você!!!
    Por favor, responda meus sms's.
    Te amo mais q tudo!
    bj Ju Brum

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito legal. Adoro livros com romances fofos, hahah!
    Baci♥ Bia, Uma Gota No Mundo

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Estou louca para ler esse livro e com certeza será uma das minhas compras de fevereiro.
    Muitos canais gringos elogiam a história e isso me deixou bem curiosa. Sem contar que a capa é linda.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse livro e ele parece ser muito bom, adorei sua resenha, estou à espera da Novo Século publicar aqui!
    http://exceptionss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Morro de vontade de ler este livro desde todos os comentários maravilhosos e estou mega feliz que a Novo Século vai publicar por aqui.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser um daqueles que a gente lê em um dia. Sem contar que é lindo. Quero muito lê-lo!

    Beijos.
    Próximas Leituras l Páginas na Estante.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? :D
    Eu gostaria muito de conseguir ser menos travada para ler em inglês. Espero conseguir isso ao longo do tempo! Esse livro parece ser muito bonito. :)
    Beijos,
    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Não sabia do livro.
    Olha, adoraria vivenciar estes momentos novamente saber do primeiro beijo, das mãos dadas e se é fofo já me ganhou rs.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  11. Olha tenho que confessar que gostei bastante da resenha
    mas nunca ouvi falar desse livro O.o
    Achei interessante. Vou procurar saber mais dele para ler =]
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlinha,

    eu descobri hoje esse livro e quando entro aqui no seu blog, descubro que já tem resenha! *-* A capa do livro é super fofa e achei mega interessante a abordagem. Imagino que o livro deve ser mesmo super fácil de ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii!!!
    Todo mundo bastante ansioso por esse livro! Eu pretendo ler, e depois da sua resenha mais ainda, super curto romances fofos e narrativas que envolve o leitor!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  14. aaaaah, Carla você é Top leu no inglish* tenho cacife não :|
    Fiquei mega curiosa com o livro, com a leitura, isso se faz comigo?
    Acho que deveria traduzir e me enviar :P
    Espero que seja lançado logo e que eu ganhe em sorteio ( pois não posso comprar) rsrs
    Beliscões da Máh <3
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não lido uma resenha dele.
    Adorei a sua, espero que seja lançado aqui logo.

    Beijos!
    Obrigada pela visita feita ao auniversitaria.com.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da sua resenha, pois já sabia do livro, mas não tinha certeza se era bom! Quero ler agora haha!
    Beijos,
    blogdaninha.com.br

    ResponderExcluir
  17. Um belo romance. Gostei do fato das diferenças dos personagens.

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo