Resenha: Cartas de Sam para Jennifer - James Patterson

Sinopse: Quando sua amada avó fica internada, Jennifer volta para a casa do lago onde ela passou a infância mágica. Lá, ela encontra um pacote de cartas dirigidas a ela que falam de paixão, intriga e desejo. Este é o verdadeiro conto da vida de sua avó. É um segredo de família chocante, escondido por décadas, e a mais comovente história de amor que Jennifer nunca ouvira falar. Em seguida, vem a maior surpresa de todas. Jennifer deixa de lado seu eu protetor por um momento e é superado por emocionantes novas emoções. Ele pode vir com um custo insuportável - mas as cartas de sua avó fazer Jennifer acreditar que o amor pode ajudá-la a encontrar um caminho.

Vocês já leram O diário de Suzana para Nicolas? Quem já leu e curtiu a leitura, provavelmente também vai gostar de Cartas de Sam para Jennifer. Nesse romance,  James Patterson segue a mesma linha do livro anteriormente citado.

Jennifer perdeu o marido há um ano, não tem filhos e seus pais já são falecidos. Sua única família é Sam, sua avó, com quem tem uma relação muito próxima. As duas são melhores amigas e adoram conversar e passar o tempo juntas. Quando criança, Jennifer passava as férias na casa da avó, no Lago Genebra, e é pra lá que precisa voltar quando um telefonema informa que Sam está internada, em coma.

Na casa do lago, Jennifer encontra uma pilha cartas escritas pela avó e destinadas a ela. Nas páginas estão contidas partes da história de Sam que a neta sequer desconfiava. As instruções dizem que as cartas devem ser lidas aos poucos e, cada vez que Jennifer abandona a leitura para fazer outra coisa, torcemos para que ela retorne rapidamente para, junto com ela, conhecermos aos poucos o segredo que Sam guardou por tantos anos. Apesar de não ser "chocante" como promete a sinopse, é interessante acompanhar o desvendar do mistério de Sam e as lições que a neta tira das cartas ao longo da leitura.

Enquanto lida ainda com a perda do marido e a internação da avó, Jennifer reencontra um amigo de infância, Brendan, que faz seu coração bater mais rápido novamente. O romance, porém, ganha contornos dramáticos porque Brendan também tem um "segredo" que precisa compartilhar com Jennifer.

O livro é bonito e tocante, mas triste. Fala de perdas, mas também de reencontros e superação. A sequência de sofrimentos na vida de Jennifer, porém, me incomodou um pouco. É muito drama e falta de sorte pra uma pessoa só! Eu gosto de livros tristes, mas esse exagero me pareceu um pouco irreal demais. Além disso, gosto de tramas nas quais o sofrimento é tratado com mais sutileza e não com a pretensão explícita de arrancar lágrimas de quem lê.

Os pontos negativos foram compensados pela escrita de James Patterson, que sabe como poucos prender o leitor. Os capítulos são curtos e isso, aliado ao talento do autor, faz a leitura fluir bem e rápido.

13 comentários:

  1. Nossa eu amo Patterson e o Diário de Suzana é um dos meus livros favoritos, ele foi tão... simples, e ainda assim, intenso. Preciso desse!

    Gostei da resenha, realmente quando um livro te tenta levar a um sentimento raramente dá certo, mas quando é feito com naturalidade se torna lindíssimo

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro, mas parece ser realmente muito bonito! Eu não gosto muito de livros tristes, apenas com uma mensagem, sabe?

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  3. O livro parece muito bom! Gosto de livros que me prendam, e pelo que disse James faz isso como ninguém. hahah
    Pretendo ler o livro e volto para te contar o que achei, hein?

    Beijão!
    www.enfimepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho que ler algum livro do escritor!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Eu realmente quero ler esse livro.
    Não conhecia, mas já li "O Diário..." e adorei. É um dos meus livros favoritos.
    Mesmo sendo demasiadamente triste, acredito que emocionarei e amarei a leitura.
    Ótima dica e eu curti saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho NOJO desse autor... Ele é preconceituoso e terrível no que faz. Sinto muito, mas para quebrar o encanto você precisa ler Eu, Alex Cross...
    www.livroserabiscos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Vinícius? Eu só li esses dois livros do autor e, pelo menos neles, não notei nada de preconceituoso...

      Excluir
  7. Oie amiga querida, tudo bem com vc?
    Seguinte, eu já li esse livro O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS e simplesmente fiquei apaixonada pela história, porque foi o único que me prendeu do começo ao fim. Amei...Agora eu não sabia dessa obra dele. Até porque virei fã do Petterson desde então (risos)
    Achei lindo tudo que vc falou do livro...fiquei até curiosa.
    Vou colocar ele na minha lista de desejados, porque agora eu quero amiga !! hahahaha
    Parabéns pela sua resenha viu?
    Se cuida minha linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse livro do Patterson, acredita?
    Pelo que você disse, parece ser um daqueles que eu vou AMAR!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi...
    Eu não conhecia este livro. Tenho curiosidade em ler O diário de Suzana... Gostei da sinopse deste. Eu precisava ler mais um livro do James para ver o que eu achava, pois o primeiro que li deste foi Bruxos e Bruxas, e não gostei muito. Precisava tirar esta impressão.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha ouvido falar de O Diário de Suzana para Nicholas, mas esse livro eu não sabia da existência. O interessante é que apesar de os dois serem contados de maneira semelhante, apenas um ficou de fato famoso. Mais um livro do James que entrou pra minha lista de desejados.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não tive a oportunidade de ler nenhum livro do Patterson, mas pelo que li da sua resenha, esse é o tipo de livro que eu acho que vou gostar..
    Parabéns pela resenha!
    beijos

    Aline
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo