Resenha: Memórias Fictícias - Carina Corá

Sinopse: Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.

Após a morte do pai, a jovem Coralina de Lilá muda-se com sua mãe Tarsila para uma antiga casa, a pedido da freira Bianca Giacomina, parente distante. No momento em que se vê diante da nova residência, Coralina percebe que o local é diferente e cheio de mistérios, a começar por uma torre sobre a qual foi alertada pela freira a nunca visitar. O que haveria na torre? Por que a proibição expressa de ir até lá?

Curiosa e sonhando constantemente com a torre, a menina desobedece Giacomina, entra na torre e conhece Érus. Com ele, tem início uma história de fantasia, loucura, amor, e vingança. Numa relação quase doentia, Coralina esforça-se para distinguir o que é realidade e imaginação.

Dividido em quatro diários, o livro é narrado em primeira pessoa. Em cada um deles temos a história contada do ponto de vista de cada personagem (Coralina, Érus e Bianca Giacomina), suas emoções, pensamentos e explicações para terem agido dessa ou daquela maneira. De modo não apressado, vamos conhecendo o passado dos personagens e a relação entre eles.

Ao longo de 207 páginas, conhecemos um mundo diferente, que atrai e assusta e um amor que arrebata e repele. Os capítulos são curtos e a leitura flui muito bem. Apesar disso, é um livro pra ser lido aos poucos, atentamente. A escrita de Carina é cuidadosa, detalhada e inteligente.

O mistério que permeia toda a trama e que é muito bem trabalhado pela autora, consegue prender a atenção do leitor da mesma maneira que Érus prendeu Coralina em suas fantasias. Nos perdemos e chegamos ao final com muito o que pensar, sem saber ainda onde se localiza a linha que separa realidade e ficção.

Sobre a autora:

Carina Zatti Corá nasceu em Caxias do Sul, RS em 12 de fevereiro de 1993. Escreve contos e peças de teatro há anos. Iniciou o desenvolvimento do livro Memórias Fictícias ainda no Ensino Médio e o concluiu em seu intercâmbio na Dinamarca. Lá criou um blog como diário virtual com dicas para futuros intercambistas. Sempre buscando a escrita, cursa Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde trabalha como bolsista na área de recepção teatral e criação dramatúrgica. Em 2012, a Editora Novo Século proporcionou a oportunidade de publicação do primeiro livro da autora.



7 comentários:

  1. Hey, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro. Todo mundo que leu fala super bem. Acho que vou gostar bastante da história. Espero ler o mais rápido possível. Ótima resenha.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  2. parece ser um livro bom, acho que é a segunda resenha que leio sobre.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Oiiie :)
    Amore, li esse livro e amei, fiquei imaginando s a autora era tão louca quanto eu.hahhahaa
    Espero ler mais livros dela

    Beijos, um ótimo fim de semana :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li esse livro, confesso que achei ele bem estranho. Mas gostei bastante!! A História é muito criativa.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá flor! Esse livro parece ser bem legal. Ainda não li, mas quero muitooo!^^ Nahim...é bom quando ficção esbarra na realidade, né?
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Sempre leio resenhas lindas desse livro, mas nunca me encantei ao ponto de querer ler. Acho que é questão de afinidade com o enredo mesmo.
    Se der, acabo colocando na minha listinha!!

    Adorei seu espaço e já estou seguindo!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bom vc ter gostado desse livro.
    Ele é maravilhoso demais!
    Quando fiz a parceria com a autora não tinha tantas expectativas nele.
    Mas ele me surpreendeu demais! Favoritei ele!
    Amei seu blog, já virei seguidora!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo