Resenha: A Ideia - Lucas Chagas

Sinopse: Um homem, no limite do sofrimento, decide compartilhar sua jornada e escreve a mais sincera declaração de amor. Dessa forma, ele leva até você, leitor, a trajetória vívida de uma paixão que, sem imaginar, mudaria sua forma de ver a vida. Beatrice Dumont, 23 anos, estava habituada à mesmice da sua vida, mas percebe, durante uma noite de forte chuva, que aproveitava pouco sua juventude. E tudo parece piorar quando ela se apaixona por Benjamim. Porém, ela nem imagina o que a espera... Sem achar uma luz no fim do túnel, sente a necessidade de dar um passo em direção à mudança de vida. Mas o que ela parecia ter esquecido é que a felicidade, muitas vezes, pode trazer consigo perdas irreparáveis, principalmente quando os laços afetivos com as pessoas que amamos são muito fortes. A Ideia não é uma história de um amor perfeito, no qual o universo conspira a favor. É uma história de luta pelo amor, quando tudo parece estar contra. Fala da vida em sua brevidade, sem deixar de lado os instantes que fazem dela algo eterno. 

Beatrice é uma jovem de 23 anos, estudante de Letras e que desde cedo mora com sua tia, Vera. Divide-se entre as aulas da faculdade, o trabalho como monitora, as tarefas que realiza para Vera e saídas com os amigos. Em uma dessas saídas conhece Benjamin, por quem passa a nutrir um amor que acha ser platônico. Até aí, apenas uma história corriqueira e com situações comuns a muitas meninas da mesma idade. O que A Ideia tem de incomum é mostrado antes mesmo da trama se desenrolar: já no prefácio sabemos o que irá acontecer (mas não como) e somos avisados que a história será narrada por Benjamim, mas na voz de Beatrice. 

Lucas escreve bem, sua narrativa é elaborada e o vocabulário rico. Mesmo assim o livro não me agradou muito. Isso se deve em grande parte a protagonista, que não me conquistou. Beatrice - através das palavras de Benjamim - faz reflexões sobre a vida, o amor e a felicidade entre um fato contado e outro. Essas reflexões, porém, são carregadas de melancolia, de desânimo. Quando está com seus amigos ela é uma menina alegre, capaz de se divertir. Mas em casa, Beatrice torna-se uma menina que reclama de tudo e dorme grande parte do tempo. E não ficou claro durante toda a história o motivo de tanto descontentamento. Ela passou por algo na infância que a levou a viver com a tia, mas isso é apenas citado, faltou aprofundar e isso dificultou bastante a conexão entre o acontecimento e o humor estranho de Beatrice. Esse tipo de pessoa me incomoda muito na vida real, não foi diferente na literatura. A menina também tem uma relação difícil com a tia, as duas convivem mas sem nenhuma afetividade aparente, o que também não foi explicado.

O livro é um pouco longo para a história que se quis contar e em alguns momentos a leitura torna-se cansativa. O final vem para dar uma movimentada na trama e deixar as pessoas sensíveis como eu de coração partido.

Lucas teve a preocupação de criar um enredo mais denso, reflexivo, que aparece nos pensamentos de Beatrice. Ao longo das páginas também podem ser encontradas muitas citações de músicas e poesias. Já li muitas resenhas positivas, então pode ser que o livro não tenha funcionado pra mim, mas claramente agradou a outras pessoas e pode vir a agradar futuros leitores. 

Sobre o autor:



Nascido em 1989, em Recife, Lucas Chagas é engenheiro agrícola e ambiental formado pela UFRPE. Sempre teve gosto pela leitura, aprendeu a ler com 4 anos, e já na terceira série do ensino fundamental, ganhou um prêmio de melhor frase com o tema “natureza”. Seu conto intitulado “O Gatilho” foi contemplado no 4.º Concurso de Contos e Poesias da UFRPE, e o livro será publicado em breve.



25 comentários:

  1. Bom poder conhecer mais livros, e sobre o autor.

    bjokas e um lindo fds =)

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o livro não te agradou muito, mas entendo! Quando o protagonista não cativa fica muito difícil levar a história com um ritmo bom e agradável...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida!
    Eu adorei sua resenha, eu já tinha uma leve ideia do que se tratava o livro "Ideia", mas não exatamente. Agora fiquei curiosa pela leitura, espero que um dia eu possa lê-lo.

    Beijinhos *-*
    http://clicandolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Hey, tudo bem?
    Devo dizer que não me interesso muito por esse livro. Apesar, de como você citou, ter muitas resenhas positivas, a premissa do livro não me atraí! Mas, com certeza muita gente vai ler e provavelmente gostar! Ótima a sua resenha.
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido muitos elogios sobre Idéia, o livro de Lucas.
    Mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler, quem sabe um dia.


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, estamos visitando o seu blog e apreciando tudo...belo conteúdo, parabéns.

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  7. Legal descobrir novos autores *-* O livro parece ser ótimo!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sabe, sempre tive vontade de ler este livro, não sei dizer porque, mas tenho a impressão de que o autor escreve com o coração...Mas confesso que o tamanho do livro me desanima um pouco, já vi dizerem que é grande mesmo.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sabe, sempre tive vontade de ler este livro, não sei dizer porque, mas tenho a impressão de que o autor escreve com o coração...Mas confesso que o tamanho do livro me desanima um pouco, já vi dizerem que é grande mesmo.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu acho as resenhas desse livro meio controversas. Já vi algumas pessoas falando super mal e outras falando bem. Fico meio na dúvida de ler ou não, apesar de ser um livro que não curto muito. Mas a sua resenha foi bastante clara e sucinta. Gostei!!
    bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu acho as resenhas desse livro meio controversas. Já vi algumas pessoas falando super mal e outras falando bem. Fico meio na dúvida de ler ou não, apesar de ser um livro que não curto muito. Mas a sua resenha foi bastante clara e sucinta. Gostei!!
    bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. OI,
    Bem, pra falar a verdade eu ainda não tinha visto o livro, mas ele parece ser bem interessante, apesar de eu não ser muito fã desse tipo de leitura... rsrs' , mas quem sabeeu não dê uma chance a ele...
    BJO Lucca.

    -Vitamina de Pimenta-

    vitaminadepimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla!
    Olha, diferentemente de você, todas as resenhas que eu li deste livro foram negativas. Não me interessei de forma alguma por esse livro. A história em si não parece possuir elementos que poderiam me convencer.
    Enfim, prefiro passar esta leitura no momento.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Carla
    eu já tinha lido uma resenha e me interessado. Gosto desse tom melancólico (talvez porque eu seja muito melancólica rs) e tenho certeza que irei gostar. Pena que o enredo não te envolveu :(
    bjos
    www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie =)
    não conhecia esse livro, primeira resenha que leio dele também.
    Uma pena que não funcionou para você, mas tem livros que são assim mesmo, acho que vou me sentir como você quando estiver lendo.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, e achei os acontecimentos meio 'forçados' enquanto lia sua resenha.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  17. Vou te dizer uma coisa, quando eu li esse livro, no começo eu não me senti muito entusiasmada. Até pensei em abandonar, mas eu acabei me convencendo e fui até o fim. Quando eu li o livro todo eu fiquei meia que sem reação...pensando em tudo que tinha acontecendo e perguntando do porque. Até com o autor eu fui falar, porque eu fiquei sem entender porque de ter acontecido o que aconteceu. Mas enfim...EU SIMPLESMENTE AMEI esse livro e foi um dos meus FAVORITOS desse ano. Isso eu tenho que confessar para você.
    Mas como vc disse, esse livro vai agradar um ou outro leitor, até porque as vezes não faz o tipo de gênero que a pessoa curte...enfim...MAS EU AMEI !!!!

    hahahahaha

    Se cuida minha linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla.
    Eu não conhecia o livro, mas me desanimou saber que tem uma narrativa longa e até cansativa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Oi Carla!
    Esse livro divide muitas opiniões. Tem gente que curte, outros que não gostaram...e eu confesso que morro de curiosidade de ler justamente por esse contraste. rs
    Ótima resenha, bem sincera (coisa que aprecio bastante).
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu me interessei por esse livro, mas pelas resenhas que vi, observei uma clara divisão de opiniões, preciso lê-lo para decidir de que "lado" fico. *-*

    www.livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Opa...eu já entrevistei o autor e achei ele muito simpático. Pena que não gostou do livro. Eu acho a diagramação da capa muitooo bem feita!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  23. Estou bastante curiosa para ler esse livro porque ele agrada metade das pessoas que leram, e a outra metade não.
    Então, eu gostaria de lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.
    Sua resenha está incrível, isso é fato.
    O que mais gostei foi sua sinceridade, mostrando tanto os pontos positivos, quanto os negativos do livro.
    Ah ! lá no blog tá tendo o "top comentaristas" , a pessoa que mais comentar nas postagens, fica entre os tops, e os leitores do meu blog, clicarão no nome da pessoa que está no top comentaristas e verão o blog da pessoa, ou seja, uma boa forma pra você ganhar mais seguidores, mas para isso tem que sempre comentar lá no blog. (serão válidos somente comentários com conteúdo) .
    Beijos, fica com Deus.
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Que pena que foi cansativo, porque parecia muito bom :S
    Não conhecia o autor mas fiquei curiosa!
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  25. Oi Carla,

    Pena que esse não tenha funcionado para você, mas quando não rola empatia com o protagonista, dificilmente o livro nos agrada né?

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo