Resenha: Adeus, por enquanto - Laurie Frankel

Sinopse: A talentosa autora de "Atlas do amor" inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa...

Laurie é autora de O Atlas do Amor, que eu já resenhei aqui no blog. Em seu segundo livro, ela nos apresenta Sam, que trabalha em uma empresa que promove encontros de casais. Muito inteligente, desenvolve um algoritmo capaz de encontrar o melhor par para os usuários. Ele testa e dá certo. Os usuários testam e dá certo. Perfeito? Não! O sucesso do algoritmo acaba causando sua demissão, pois as pessoas agora encontram rapidamente a companhia ideal e, consequentemente, a quantidade de mensalidades pagas por elas diminui. Bem, pelo menos ele agora tem Meredith, o par destinado a ele pelo tal algoritmo.

Quando a namorada perde a avó, Sam tem uma idéia: cria um programa que permite que Meredith se comunique com sua avó falecida por e-mail. Aos poucos o programa vai sendo aprimorado e o que era para ser apenas uma forma de minimizar o sofrimento de Meredith, acaba tornando-se seu novo trabalho. Através de vídeos, e-mails, postagens em redes sociais e mensagens de texto, Sam faz "reviver" os mortos. Será que isso ajuda ou atrapalha o processo de luto das pessoas que procuram o serviço? Sam questiona-se sobre isso muitas vezes.

A narrativa é em terceira pessoa, mas consegue ser bem próxima do leitor. A autora prolonga-se em alguns pontos, mas não cheguei a achar cansativo. A morte de alguém querido é um tema pesado e que foi tratado de forma delicada por Laurie, mas ainda assim é preciso parar um pouco às vezes para tomar um ar. As histórias e o sofrimento são muito reais, principalmente pra quem já perdeu alguém.

Pra mim, o ponto forte da história criada por Laurie é que ela fala sobre imortalidade sem recorrer ao sobrenatural. O livro emociona, faz pensar e tem passagens muito bonitas. É drama, sim, mas também romance. Recomendo a leitura, mas prepare seu coraçãozinho.


13 comentários:

  1. Carol, o misto do drama com romance na maioria das vezes tem um resultado positivo! Adorei a história, quero ler!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Imortalidade sem recorrer ao sobrenatural. Já me ganhou!
    Adoro a capa desse livro! E sua resenha ficou muito boa!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que proposta interessante! Acho que deve ser algo envolvente demais, um romance com humor e tal, deve ser bem bonitinho. Eu adorei a capa. Ótima resenha!
    www.literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar deste livro Carla.
    Leria com certeza, me chamou a atenção pela sinopse.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do livro, achei inteligente a proposta da autora, uma forma diferente de falar de morte e superação. E que dor no coração com este romance.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante da ideia do livro. Falar da imortalidade sem precisar recorrer ao sobrenatural é excelente, muda um pouco.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tô com esse livro na minha estante há não sei quanto tempo... Agora, depois de sua indicação, vou ter que tirá-lo de lá para ler UAHUSHUAS Quero me emocionar *-----*

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já li e gostei bastante do livro...muito fofo e também triste. Vale a penas ler mesmo.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  9. Já vi que com certeza eu vou chorar se for ler esse livro.
    Tem alguém muito querido que perdi há uns 10 anos e ainda hoje se eu pensar muito nela (vovó) eu choro! Pois é!
    Vou por na minha lista de desejos! rs

    Beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla! Eu ganhei esse livro numa promoção <3 <3 e eu tava muito ansioso pela leitura, ai comecei e parei pra ler outro e até hoje não peguei de novo. Eu adorei a resenha e to mt ansioso pela leitura do livro, pois esse tema parece tão original e diferente que eu espero surpresas rsrs
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, linda *-*
    Eu já vi - faz tempo - divulgações desse livro, mas acontece que a capa não me animou, apesar de ver óóóotimos comentários. Quem sabe um dia...
    Clicando Livros
    @clicandolivros

    ResponderExcluir
  12. Oi Carlinha, tudo bem?

    (to comentando de novo pq não sei se o primeiro foi). Mas então, eu até curto um livro de drama, mas depende do meu humor. E ultimamente não ando mt nesse moti de drama. O livro ganhou pontos comigo quando vc disse que ele trata do ser imortal sem recorrer ao sobrenatural. Graças a Deus isso acontece pq de outra forma fica tãããão cliché.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá. Parabéns pela postagem e pela coragem de ter um blog. Administro um e sei o quanto é exaustivo, mas é recompensador quando colhemos frutos. Estou seguindo seu. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se puder. Não custa nada.
    Estou buscando novos blogs para ler, e novos blogueiros para conhecer o meu. Espero que goste de minha humilde página. Sua contribuição seguindo meu blog é muito importante. Enfim, gostei de tudo aqui, de verdade.
    Até mais... Obrigado. Aguardarei um comentário seu.
    De Carlos Augusto de Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo