Resenha: O Teorema Katherine - John Green

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Colin Singleton é um prodígio, começou a ler aos dois anos, sabe os primeiros 99 dígitos do pi e consegue formar anagramas a partir de qualquer frase (seu vício). Já teve 19 namoros, todos com meninas chamadas Katherine. As meninas tinham outra coisa em comum além do nome: foram elas que colocaram um ponto final na relação. Quando isso acontece pela décima nona vez, Colin fica arrasado e é aí que seu amigo gordinho, árabe e engraçado entra na história. Hassan sugere uma viagem de carro, sem destino. Entre uma parada e outra, os dois acabam em uma cidade rural do Tennessee chamada Gutshot, onde conhecem Lindsey e sua mãe Hollis, que lhes oferece um trabalho. Eles ficam na cidade por semanas e é lá que toda a história acontece. Quando não está trabalhando, Colin se dedica a desenvolver seu teorema, que tem por objetivo prever quanto tempo irá durar um relacionamento e quem vai terminá-lo.

O primeiro livro do John que li foi A Culpa é das Estrelas. Me esforcei muito pra não comparar os dois, mas foi difícil. Os personagens são muito bem construídos, a história tem momentos divertidos, as tiradas engraçadas de John e sua narrativa envolvente, tudo isso está presente em O Teorema Katherine, mas o enredo não me prendeu muito. Em alguns momentos parecia que o autor tinha perdido um pouco o foco. Ao prosseguir a leitura, percebi que os fatos percebidos como irrelevantes e até mesmo chatinhos, têm função importante no desfecho da história.

O livro é recheado de bom humor e cheio de notas de rodapé divertidas. É um livro leve, mas que passa mensagens importantes e sem ser piegas. Colin quer ser importante, quer fazer algo que seja lembrado e acredita que o Teorema é o caminho para isso, mas na verdade se mostra o caminho para questionamentos e descobertas que farão diferença na vida do menino prodígio.

A parte final me ganhou. É cheia daquelas frases que deixam a gente com vontade de sublinhar (só vontade, não marco meus livros) e compartilhar. Já estava com uma dorzinha no coração por não gostar de um livro do John. Bom demais isso não ter acontecido!



20 comentários:

  1. Ah, esse livro é muito agradável de ler! Realmente bem humorado. Ótima indicação!!!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do livro.
    Eu estou com A culpa é da estrelas para começar a ler, mas este eu não tenho.
    Ouço falar muito bem deste também.
    Acho que o próximo do autor vai ser este..hehe

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, não sei nem por onde começar a falar do seu blog, meu Deus.
    Primeiro vou parabenizar, ele é lindo.
    Segundo dizer que amei o nome, tenho uma tatuagem abrindo aspas no pulso esquerdo, e outra fechando aspas no pulso direito, eu simplesmente amo essa noção das aspas na vida da gente.
    Quero ler A Culpa É Das Estrelas antes de pegar esse livro, mas a ansiedade para ler John Green tá grande, pena que a verba tá pequena, hahaha.

    Beijos!
    Carol,
    www.caixa-a-a.com - sorteando sete livros

    ResponderExcluir
  4. Oie, primeira vez aqui e seguindo.
    Ainda não li nada desse escritor, e quero começar por esse!
    Creio que irei gostar bastante, pelo menos das resenhas tenho gostado.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  5. Oie, primeira vez aqui e seguindo.
    Ainda não li nada desse escritor, e quero começar por esse!
    Creio que irei gostar bastante, pelo menos das resenhas tenho gostado.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Oie, primeira vez aqui e seguindo.
    Ainda não li nada desse escritor, e quero começar por esse!
    Creio que irei gostar bastante, pelo menos das resenhas tenho gostado.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu to DOIDA para ler esse livro. Todos falam que o Green arrasou nele e preciso tê-lo aqui para comprovar. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Estou morrendo de vontade de ler esse livro, espero poder ter essa oportunidade em breve!
    Adorei sua resenha, está ótima ;)

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Oi *-*
    Tenho esse livro, mas não li ainda. John é meu escrito preferido. Amo amo & amo todos os livros dele!
    Estava super ansiosa pois falavam que não era tão bom e com sua resenha fiquei mais feliz.

    Beijos
    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla!
    Eu li A Culpa é das Estrelas e me transformei em uma louca por John Green! Achei que ele escreveu um dos livros mais perfeitos que já li, então quis ler tudo dele. Então comprei Quem é Você, Alasca? (que eu já li) e Teorema Katherine (que ainda não li, mas que estou louca para ler!).
    Achei que, como você disse, é impossível não comparar qualquer outro livro de John Green com ACEDE, e minha experiência com Alasca foi muito parecida com a sua com Katherine. Comecei com muita expectativa, no meio achei que não estava gostando, e no final acabei mais louca ainda por John Green!

    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir
  11. Eu amo livros que tem essas frases marcantes que nos deixa doida pra marcar. rsrs...Quem costuma fazer isso é o Carlos Ruiz Záfon "A Sombra do Vento" Caramaba!!! Já li frases dele que mudaram a minha vida. Gostei bastante da resenha e quero ler este livro, o único livro do autor que eu li foi A Culpa é das Estrelas.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu amo livros que tem essas frases marcantes que nos deixa doida pra marcar. rsrs...Quem costuma fazer isso é o Carlos Ruiz Záfon "A Sombra do Vento" Caramaba!!! Já li frases dele que mudaram a minha vida. Gostei bastante da resenha e quero ler este livro, o único livro do autor que eu li foi A Culpa é das Estrelas.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu amo John Green, e amei a trama desse livro e amei os protagonistas, como eu ri com o Hassan e as tiradas que ele da no Colin *-*

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei esse livro! Mas é bem difícil mesmo não compará-lo a nenhum outro do John, de qualquer forma, à sua maneira O Teorema Katherine me ganhou. E também senti vontade de grifar o livro todo, HAHA, mas também não grifo meus livros, HAHAHA
    Ótima resenha!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Talvez eu curta a leitura desse livro. Inclusive, quero lê-lo. Acho que não comparar é impossível. Eu acredito que compararei um pouco também. A história parece ser divertida mesmo. O protagonista parece ser maluquinho.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carlinha, tudo bem?

    John Green me ganhou, como ele mesmo diria em A Culpa é das Estrelas "como quem cai no sono, devagar e de uma só vez". Teorema é MUITO bom. Colin e Hassan são uma dupla e tanto, dava altas gargalhadas lendo esse livro no ônibus. O humor do John é uma característica muito peculiar dele. Sem contar que o livro é totalmente nerd. Achei o máximo.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu curti muito o livro. Dentre os do autor, é o meu menos favorito, mas ainda assim eu amo! As notas de rodape sao mesmo mega divertidas e garantem boas risadas. E o que ser o Hassan? Rouba a cena! hahaha

    Beijos querida
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hum...esse é um livro que quero ler, mas ainda estou com um pezinho atrás, viu?
    Mas primeiro quero ler A culpa é das estrelas.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  19. Ai Eu quero muito ler esse livro também!
    Mas eu li A culpa é das estrelas e amei tanto que vai ser difícil não comparar!
    Por isso to dando um tempo! Sabe?!

    Amei a Resenha!

    Bjus
    https://www.facebook.com/overdoselite

    ResponderExcluir
  20. Esse eu li! gente, apesar das contas e da confusão toda adorei! haha :)

    Hugs,

    Hudson- andeilendoe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo