Resenha: O Atlas do Amor - Laurie Frankel

Sinopse: Ninguém sobrevive à maternidade sem aliados - principalmente quando se está em meio a um curso de pós-graduação. Por isso, apesar de descobrir no fim de um semestre que está grávida e de ser abandonada pelo namorado sete anos mais novo, Jill - uma pessoa que considera abrir um pacote de bolachas para o jantar uma grande habilidade doméstica -, ainda pode se imaginar sortuda quando suas duas melhores amigas imediatamente se prontificam a ajudá-la a criar Atlas, o bebê. Jill, Katie e Janey se mudam então para uma casa maior, arranjam um cachorro e montam uma programação sem intervalos, que inclui cuidar do bebê, assistir às aulas da pós-graduação, lecionar matérias de introdução à literatura, corrigir trabalhos e cumprir a agenda de leituras. Elas esperam que seu esforço seja suficiente para formar uma família para Atlas, mas é claro que tudo acaba se complicando, como acontece em todas as famílias, embora de maneiras que ninguém poderia imaginar.

O Atlas do Amor é uma história de amizade entre três jovens mulheres bem diferentes, mas que têm em comum a rotina corrida da pós-graduação em literatura. É lá que elas se conhecem e é a partir dali que suas vidas começam a mudar. Quando Jill descobre que está grávida, Katie e Janey decidem que as três devem morar juntas e, como uma família, criar o bebê. A convivência entre as três nem sempre é harmoniosa. Jill implica com a busca incansável de Katie por um marido, que, por sua vez, incomoda-se com o jeito despreocupado de Jill em relação às coisas. 

O livro é narrado por Janey, o que acaba nos dando apenas a sua visão dos fatos. A história conta ainda com os pais das garotas, os amigos gays, Lucas e Jason, e até ex-namorados. Laurie soube dar destaque aos personagens secundários, fazendo com que eles se encaixassem na trama e tivessem papel importante nela, não sendo meros coadjuvantes. 

A narrativa de Laurie me agradou, em nenhum momento senti que a autora estava enrolando. 
O Atlas do Amor é despretensioso e uma leitura leve. Não há nada de mirabolante no enredo, são personagens reais, com suas tristezas, desilusões, impasses e felicidades palpáveis. Me diverti com Katie, fiquei triste com acontecimentos da vida de Janey e com muita raiva de Jill em determinados momentos. 

O final do livro traz uma reflexão bastante bonita de Janey a respeito da amizade e da família. Impossível não se sensibilizar com a amizade desse trio, que supera tantas adversidades, e com o amor que, em suas diversas formas, está presente ao longo de todo o livro.

13 comentários:

  1. Oi
    Esse livro deve ser bem legal, ainda não conhecia e gostei de saber sobre a obra ;)
    A sua resenha ficou ótima e o enredo me lembrou um pouco aqueles filmes de solteiros que cuidam de bebês :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Ah eu to com esse livro no kindle e achei a premissa muito
    interessante, estou doida pra ler.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Adoro vim aqui pq sei que sempre irei encontrar livros diferentes e muito bons, adorei a resenha, querida. Como sempre né? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! A sinopse já tinha me chamado a atenção mas, a sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler esse livro. quer dizer, quantas de nós não conhece, nem que seja uma amiga ou conhecida sequer que tenha passado por isso??? filho quando menos se espera, ainda mais quando ainda está correndo atrás da carreira, enquanto tenta se formar. gostei muito e colocarei na lista

    ResponderExcluir
  5. BÁH!

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas até que ele me pareceu bem interessante! - seus gostos são tão diferentes... curti ;)

    Adorei a resenha ficou bem bacana e o livro parece ser ótimo!
    Adoro livros que nos deixam algo sabe... são os TOPS pra mim!

    Um Beijo*
    > http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar nem do livro e nem da autora mais a sinopse me deixou curioso!

    Dá uma passadinha lá no meu tem postagem nova! Aproveita e segue lá!
    Blog | Twitter

    ResponderExcluir
  7. Carla..
    Já term cantinho culinário lá no blog, rs.
    Decidi fazer mesmo :)

    Não conhecia este livro, mas com a sua resenha, adorei e fiquei com vontade de conhecê-lo.
    Lembrei-me até de uma amiga minha, que faz justamente isto: literatura. Se eu gostar, vou dar pra ela, rs!

    Beijos e um lindo domingo, Lu
    htto://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com o outro livro da autora aqui para ler, ambos são bem elogiados, se eu gostar do que está comigo pretendo ler este depois, parece ser uma história bem bonita.

    Bom domingo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Olá! Vim te convidar para entrar para o meu grupo de blogueiros no facebook!Lá você pode conhecer novas pessoas, fazer

    amizades,deixar sua opinião, dicas, e claro... Divulgar seu blog,posts, e fazer o que bem entender(menos spam) Fique a

    vontade tá?Aguardo vocêpor lá, beijo grande ! Ah.. Segui seu blog.
    Link do grupo, clique e participe,♥ |
    Meu Blog (Conheça! ♥)
    Ps: Adorei seu blog, seguindo !:D

    ResponderExcluir
  10. Livros de amigas, que legal. Acho que livros assim, só no ponto de vista de uma pessoa é um pouco chato, porque levamos influência só de uma pessoa. Não sinto vontade de ler, parece ser muito de mulher. Não sei..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla,
    Eu não conhecia esse livro mas gostei. Gosto de livros que tratem de questões familiares e esse parece ser muito bom.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A estória desse livro parece ser muito linda,
    só amigas mesmo, e olha que não consigo imaginar nenhuma das minhas fazendo algo do tipo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aii que tudo de bom! Parece ser um livro maravilhosooo! Li Adeus, por enquanto da mesma autora e adoreiiii!^^ Quero esse também.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo