Resenha: O começo do adeus - Anne Tyler

Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

O começo do adeus pode parecer, à primeira vista, um romance daqueles de arrancar lágrimas. Não é. O casal protagonista é um tanto incomum: ele com seus problemas físicos, ela com seu jaleco de médica e bolsa carteiro inseparáveis até mesmo em jantares em restaurantes. A relação dos dois não é permeada por declarações de amor explícitas ou coisas do tipo, mas fica claro que gostam de estar juntos. Achei positivos esses detalhes, foi bom conhecer um casal que foge ao que costumamos encontrar em romances: lindos, jovens, felizes, quase perfeitos.

A história é narrada pelo protagonista que, após a morte da esposa, passa a morar com a irmã. E  a partir daí o livro começa a ficar um pouco chato. Aaron conta sua rotina, detalhes da reforma de sua casa que ficou destruída pela queda da árvore, fala sobre sua relação com os colegas de trabalho... E muito pouco a respeito de seu luto. Sim, algumas coisas são ditas nas entrelinhas, mas ainda assim acho que poderiam ter sido mais aprofundadas. E isso só melhora a partir da página 134, quando as aparições de Dorothy começam a acontecer. A partir daí ele inicia o processo de dizer adeus, anunciado no título.

O começo do adeus foi uma surpresa pra mim, mas não de forma positiva. Não que o livro seja ruim, não é isso, a narrativa de Anne é boa e fluida, mas minhas expectativas em relação a ele não foram correspondidas. Algumas questões poderiam ser mais trabalhadas, assim como os personagens secundários. A capa é bonita, mas não tem nenhuma relação com o conteúdo. Por último, a sinopse promete muito mais do que realmente encontramos ao ler a história. Pra mim, foi uma leitura simples e sem grandes emoções.

17 comentários:

  1. Esse livro foi bastante pobre, concordo com você, é uma leitura rápida e flui bem, mas é como se... como se fosse uma leitura, que você só lê e pronto, não te trás algo em troca, não sei. Esse aspecto do livro ele podia ter várias outras coisas, o livro teve tudo para ser bom, mas Anne não sou usar :/

    Beijo.s

    ResponderExcluir
  2. é pessimo quando um livro nao nos surpreende.. Amei o seu ponto de vista, parabens..
    Adorei seu blog, ja estou seguindo'
    Beijos
    http://umqfeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OPa...também li esse livro e concordo exatamente com tudo que falou. Esse livro não é ruim, mas esperava muitooooo mais. Pensei que fosse um daqueles romances de tirar lágrimas, mas não foi.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla,
    Das resenhas que li desse livro, nenhuma me animou a lê-lo. Acho que eu estava esperando outra coisa dele.
    Adorei a sinceridade.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa já não tinha vontade de ler,
    agora com sua resenha menos ainda.. Eu sempre tive a impressão de que não me surpreenderia com a leitura, agora veio a confirmação.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla.
    Bem eu não conhecia o livro, mais não me interessei nem um pouquinho por ele. Mas sua resenha ficou muito boa, deu sua opinião de forma limpa e culta!
    Seguindo teu blog, pode seguir o meu também?! Obrigada ;]
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas (visite o blog, te espero por lá!)

    ResponderExcluir
  7. OIee..florzinha! Obrigada pelo comentário lá no blog e fico feliz que tenha curtido. Te desejo um ótimo dia.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla...
    Ainda não conhecia o livro e não sei se leria...
    O romance não me enche os olhos... =(
    E a sua resenha também não ajudou a aumentar a vontade não... ahahah
    Talvez por não suprir as suas expectativas sabe?

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  9. Eu também pensei que era livro pra chorar! Hehehe
    Agora já estou até mais animado a respeito!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não é primeira resenha que leio deste mesmo livro com esta mesma opinião. Não me interessei por ele.

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É a primeira vez que vejo uma resenha do livro apesar de já ter visto por aí. A sinopse realmente parece ser de um livro muito emocionante mas não fiquei com vontade de ler.
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu não gostei desse livro. Um livro totalmente irrelevante.
    Sinceramente, esperava muito mais.
    Gostei de saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Linda, tudo bem com você ?
    Sei que andei um pouco sumidinha, mas é que meu computador foi levado para formatar por causa de virus =/
    Mas passei aqui para poder olhar as novidades, até porque gosto de ler suas resenhas.
    Li desse livro e achei a história muito bonita, mas não me chamou muita atenção como a maioria dos romances que gosto de ler. Gosto de coisa mais cute sabe ? Não sei...Porque se for muito parado pra mim eu desisto.
    Um livro que li e que quase me fez desistir por diversas vezes foi O mundo de Sofia e nao quero me decepcionar com outro livro novamente, porque isso é pessimo para quem está lendo e para quem compra tambem né ? Mas enfim.

    Se cuida minha querida e tenha um bom feriado
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carlinha!
    Eu já sabia que o livro não era muito bom, mas agora tenho certeza a após sua resenha que não tenho vontade de ler rs
    É super ruim quando o livro tem um ritmo bem lento, mesmo que seja um romance!
    Por isso é um gênero que eu não leio muito, mas mesmo assim tento pegar uns bons pra passar o tempo !
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Curto um livro dramático, mas não um mal explorado, já não gosto de ler sinopses e desse ai é que não vou ler mesmo, promete mais que cumpre =(

    Beijos.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já vi não precisarei comprar, o livro a se julgar pela sinopse parece ser bom, mas já que não é bom assim...

    xoxo,
    @priscilafrr
    http://cappuccinoeaconta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Ainda não li o livro mais tenho ele aqui me esperando haha :)
    Foi bom eu ler sua resenha que dai não vou com muitas expectativas..

    Beijos,
    sonhandocomlivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo