Resenha: Herdeiros do Trono Vol. I - Elysanna Louzada

Sinopse: PETRA é um mundo, moldado pelo Deus Criador, a partir da energia cósmica do universo, em que doze reinos foram unidos para serem governados por um único rei e uma única rainha. Justiça, amor e obediência às Leis da Criação eram os requisitos necessários a esses governantes. Enquanto essas virtudes permanecessem intactas, Petra seria um lugar de Paz. Uma guerra pelo poder, deflagrada pela Primeira Rainha, no entanto, abalou o Reino Unido. O Primeiro Rei e seus fiéis cavaleiros derrotaram a monarca, mas o equilíbrio inicial não poderia ser novamente restabelecido sob as mesmas bases. Milênios se passaram e as histórias dos Cavaleiros Sagrados foram tomadas como narrativas fantásticas. De todas as tradições esquecidas, entretanto, uma permaneceu intacta: todo monarca de Petra precisava sagra-se cavaleiro para ser coroado. Por isso, uma única instituição no Reino Unido atravessou os milênios, inabalável: a Academia de Cavaleiros. Uma escola militar na qual Pedro, Eloise e Isabel sonhavam estudar. Ao contrário de Tommy, um jovem pugilista, que desprezava a instituição.

História emocionante do início ao fim. Narrativa que leva nossa imaginação a um mundo tão real quanto o nosso. Recheado de suspense, aventuras, romance, a autora nos faz esquecer do tempo e da vida, prendendo nossos olhares e atenção às palavras e letras que correm soltas pelas páginas.

Os sonhos de Pedro, Elô e Bel se misturam à realidade dos fatos em suas vidas. Será que Tommy se deixará levar pela paixão em seu coração, ou acreditará nas palavras de seu amor? Laura, Beatriz e Diogo deixarão que o passado retorne e tome seu lugar? Laura, a mais apreensiva ou a mais corajosa, abrirá as portas de um segredo remoto, que traz consigo os sentimentos mais profundos em sua alma? Quem será o misterioso salvador de Elô? Ele estará contra ou a favor dos Gazares?

Quatro amigos embarcam na aventura de suas vidas em busca de suas origens. Em meio a sentimentos de raiva e saudades, indignação e amor, irmãos vêem-se à volta com um turbilhão de emoções.

Como seria  a vida de Eloise se o pai não tivesse morrido? E como eles poderiam ser da realeza se eram mestiços? A vontade de entrar na Academia de Cavaleiros seria uma vontade por princípios e lutas ou apenas era o sangue real correndo em suas veias falando mais alto? Eles atravessariam a Montanha Branca com destino à Península de Gândara. Descobririam a verdade sobre seu passado? Os anões teriam a resposta?

Eloise, uma moça sensível e com sonhos indecifráveis, sentia no ar uma despedida, uma mudança em sua vida. A infância e as brincadeiras no sobrado pareciam tão distantes e ausentes quanto a história do seu passado.

Seu irmão, Pedro, tinha um dom com os animais, o que por sinal, encantavam Bel. Pedro, um rapaz que tinha tudo para crescer e aprender com tranquilidade com rompantes e distrações próprios de sua juventude. Agora teria um desafio à sua frente: ser responsável por si e pelos amigos. Sua afinidade e percepção pela natureza os salva de perigos inusitados, deixando ele próprio perplexo consigo mesmo.

Tommy sofria com o amor em seu peito. Um amor que ele não sabia como entregar e reagir. Entrava em conflito por vários momentos chegando a ser irônico com ele mesmo. Mas sabe-se que quando o assunto é amor, posso dizer que conseguimos dificultar de tal jeito que tudo parece mais complicado do que é. Quem já experimentou, mesmo que seja uma dose pequena dele, sabe o que digo.

O livro a cada momento nos faz relembrar os verdadeiros valores da vida em comunidade: o respeito ao próximo, a caridade, a lealdade, a boa moral e bons costumes, que somos todos de uma mesma origem e que tudo segue de acordo com nossas escolhas.

O mais interessante da narrativa são as analogias que a autora faz com os fatos reais e presentes em nosso dia a dia: racismo, criação do mundo, sistemas de cotas, política unilateral que o Brasil atravessa, entre outros. E é colocado de uma maneira tão natural ao longo do enredo, que nos faz questionar, nós brasileiros, por um lugar ao sol, justo, como deveria ou deve ser.

O que mais dizer sobre o livro, a não ser que a história é mais palpável? Explicando melhor: ao contrário da Saga Crepúculo, Nárnia, O Senhor dos Anéis onde as histórias são com personagens e lugares fictícios e sobrenaturais e muito fantasiosos, Herdeiros do Trono nos traz uma realidade que poderia ter existido em tempos passados, ou que poderá existir (quem sabe o que o futuro nos reserva?). Sim, tem uma certa fantasia no texto, como os anões e a conversa com animais selvagens ou não, mas se pensarmos bem e explorássemos nossos sentidos, não poderíamos dizer que eles existem? Bem, eu converso com meu gato e tenho certeza que ele me entende e responde. ;o) Agora será que eu é que "viajei"?

Continuando, as trilogias citadas nos prendem por querer saber o acontece no fim com uma ansiedade insana. E esta história, a narração sobre acontecimentos históricos, sobre os locais, as cidades e a vida dos personagens é que nos prende. A maneira como a autora escreve e descreve os fatos nos deixa hipnotizados a cada linha (tão assim maravilhada fiquei, que até inclui vocês, nossos seguidores bem aqui nessa frase com o pronome "nós").

Bem, o Prólogo não criou nenhuma expectativa emocionante em mim, o que por sinal, achei que seria uma história já contada, vista ou ouvida. Não se deixem enganar. A narrativa surpreendente deste livro emociona do início ao fim.

Sobre a autora:


Formada em Língua Portuguesa e Literatura. Estreou no mercado literário em 2011 com o livro Eu sou o Galo, destinado ao público infantil. Em junho de 2013 participou de uma coletânea de contosAmores Impossíveis, organizado pela escritora Lycia Barros, publicada pelo Ases da Literatura. Atualmente mora em Vargem Alta, interior do Espírito Santo, com o marido e os dois filhos.


28 comentários:

  1. Nossa que interessante a temática do livro. Não conhecia, mas pela sua resenha pude ver que é uma ótima obra... Eu entendi o que quis dizer quando falou do seu gato...também conversos com meus bichinhos e sinto que eles me entendem. Um livro emocionante do início ao fim, fiquei bastante interessada.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Paloma!! Agradecemos a visita !! Sempre bem-vinda! Espero que goste do livro como eu adorei! ;)

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos livros nos surpreendem depois de lidos. Nos deixamos enganar de inicio mesmo.
    Que bom que gostou.
    Ele faz bem minha cara..gostei muito da sinopse.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Letícia ! Obrigada! Beijos !!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que resenha linda. Fiquei emocionada com suas palavras. Vocês conseguiram captar a essência da história. E, puxa vida, você gostou mesmo dele, hein? Que bom, estou muito feliz. Agradeço a equipe do blog pelo carinho com o Herdeiros do Trono.
    Beijos
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elysanna !! Agradecemos a você também pela oportunidade !! Beijos!

      Excluir
  6. Oi flor, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, apesar de conhecer a autora. Gosto de livros que abordem essa questão de valores, o que já me deixou com uma vontadezinha de ler. A história parece realmente ser emocionante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel ! A história é emocionante mesmo! Vale a pena conferir!

      Excluir
  7. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro. Confesso que como você mesma disse, o prólogo não chamou muito minha atenção. Mas gostei de conehcer e saber um pouco sobre ele e seu ponto de vista. Quem sabe em alguma oportunidade.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica!! Isso nos faz relembrar da frase: " Não julgue o livro pela capa!"
      Leia que você vai gostar!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a temática do livro, parece ser mesmo muito incrível! De verdade, vou anotar a dica e pretendo ler assim que eu puder!
    Parabéns pela resenha, ficou linda!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada !! Tenho certeza que irá gostar!! Bjs

      Excluir
  10. Fiquei muito curiosa com a leitura de tão bem que você falou da historia, me deu vontade de ler o livro. Muito boa a resenha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Denise !! Obrigada !! Você vai adorar a leitura e a história é show !! Espero que goste como eu gostei !! bjs

      Excluir
  11. A resenha está ótima, mostra alguns fatos e apresenta as personagens criando certa curiosidade no leitor sem revelar o desenrolar da estória. Parabéns Renata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alice Canato !! A resenha do seu livro estará aqui em breve !! Beijos

      Excluir
  12. Amiga simplesmente adorei a sua resenha, principalmente porque a autora me mandou o livro para resenhar também. Estou doida para ler.
    Só que agora estou me organizando e agendando as minhas leituras para logo chegar nele e alguns outros que estou querendo pegar.
    Espero gostar tanto da história como você gostou, porque pelo jeito que você escreveu me encantou o livro. E sinceramente tenho a mesma opinião que vc, pois ele n tinha me chamado muita atenção, mas se vc diz que por dentro é OUTRA COISA, nossa, então vou mudar minha opinião rapidinho (risos)
    Parabéns pela resenha amiga
    Quando eu ler o livro eu te aviso o que eu achei dele =]
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Silvana, olá ! que bom que gostou. E acredite é OUTRA COISA mesmo !! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Não tenho costume de ler literatura fantástica, mas que ótimo que você apreciou a leitura.
    Achei a capa bem criativa.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, parabéns!! O livro é incrível, não há como não se apaixonar por ele, uma aventura fantástica e surpreendente!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da resenha. Ansioso por este livro. Parabéns!

    www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Esse livro é realmente surpreendente. Vale muito a pena ler. A forma como a autora trabalhou a temática é bastante instigante.
    Agradeço muito sua visita ao nosso blog. Bela resenha ^_^

    http://academialiterariadf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Deixe seu comentário, sua opinião é super importante para nós.

© Entre Aspas - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo